‘Mulher-Maravilha’ é proibido no Líbano

Governo libanês baniu o longa porque Gal Gadot, a protagonista, é israelense e já serviu no exército de seu país

O filme Mulher-Maravilha, uma das mais aguardadas produções de super-heróis do ano, e que tem lançamento previsto para esta quinta-feira no Brasil, vem enfrentando alguns problemas para ser exibido no Oriente Médio. De acordo com o site da revista Variety, o governo do Líbano proibiu oficialmente o longa de ser exibido em território libanês, em decisão de um comitê do Ministério da Economia formado por seis pessoas.

A proibição teria sido motivada pelo fato de Gal Gadot, a atriz que interpreta a personagem principal, ser israelense, já tendo inclusive feito parte do exército israelense. O longa tinha estreia marcada para esta quarta-feira no Líbano.

O Líbano está em guerra com Israel há décadas – produtos israelenses são boicotados e libaneses são proibidos por lei de viajar ao país vizinho ou de fazer negócios com israelenses. Filmes ligados a Israel já foram banidos no Líbano em outras ocasiões, como em 2013, quando o longa O Atentado (2012), que trata de terrorismo e se passa em Tel Aviv, deixou de estrear no país.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Severino de Araújo Ferreira

    Tou doido para ver esse filme. Essa moça é linda!

    Curtir

  2. Marcelo Henrique

    Simples. Atrasa um pouco, mas vai acabar com o povo libanês comprando cópias piratas ou baixando pela internet. Vai ser o filme mais visto dos últimos tempos no Líbano. Governo burro!

    Curtir

  3. YOUSSEF NASER ISSA

    Governo libanês dominado por Hezbollah, setenta por cento do povo libanês querem a paz com Israel, e quanto antes melhor. Canalhice proibir um filme desse.

    Curtir

  4. Osmar Serrragem

    Nos paises democraticos, as pessoas comuns prestam servico militar, sem privilégios . Nos paises democráticos, as pessoas decidem a que filmes vão assistir. Gostaria de saber se os libaneses vão boicotar pen drives e drones, itens descobertos por israelenses.

    Curtir

  5. Osmar Serrragem

    Certamente o Líbano tem excelentes atores e atrizes. Quem sabe, no proximo filme da franquia, os produtores incluem um personagem adequado a um ator libanês…Aí, talvez, diminua o ressentimento destes censores…

    Curtir