Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kim Novak irritada por ‘O Artista’ usar a trilha de ‘Um corpo que cai’

A veterana atriz americana Kim Novak, protagonista do clássico de Alfred Hitchcock “Um corpo que cai”, acusou os cineastas de “O Artista”, favorito a ganhar vários prêmios em Hollywood, de ter cometido uma “violação” ao usar a música desse clássico de 1958

A atriz criticou os cineastas por cometer um erro ao evocar muito brevemente a autoria da música nos créditos de “O Artista”.

“Quero denunciar uma violação”, declarou Novak à revista Variety, especializada em notícias de Hollywood.

“Sinto como se meu corpo, ou pelo menos meu trabalho, tivesse sido violado pelo filme”, acrescentou a atriz de 78 anos. “É imoral que os artistas da indústria usem e abusem das obras mais famosas para chamar atenção”.

De acordo com Novak, o francês “O Artista”, um filme em preto e branco que faz tributo à era dos filmes mudos de Hollywood, usa grande parte da música composta por Bernard Herrmann para “Um corpo que cai”.

“Apesar de dar um pequeno crédito a Bernard Herrmann no final, acredito que isso é, no mínimo, enganar o público. Que vergonha!”, sentenciou Novak.

“O Artista”, dirigido por Michel Hazanavicius, encabeça as indicações aos próximos Globos de Ouro, onde compete em seis categorias. Os prêmios serão entregues dia 15 de janeiro em Beverly Hills, antes de que se conheçam os indicados ao Oscar, no dia 24 de janeiro.

O filme também obteve cinco indicações para os Spirit Awards, os prêmios mais prestigiosos do cinema independente, que serão entregues no dia 25 de fevereiro, na véspera dos espetáculos do Oscar.