Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gafe do Oscar provoca caos e constrangimento nos bastidores

Artistas e membros da produção do Oscar olham a cena, atônitos, enquanto o equívoco do anúncio de 'La La Land' como melhor filme era corrigido

Os produtores do filme La La Land — Cantando Estações estavam fazendo os agradecimentos pela estatueta de melhor filme, durante a cerimônia do Oscar, quando um dos assistentes de palco cochichou: “Oh… Oh meu Deus! Eles leram o envelope errado!” Em poucos segundos, uma movimentação começa ao fundo do palco. Membros da produção do Oscar conferem os envelopes e avisam a equipe de La La Land – o verdadeiro vencedor da noite era Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Enquanto o equívoco era desfeito, atores, produtores e repórteres olhavam a cena, atônitos. Warren Beatty, que havia feito o anúncio da principal premiação da noite com Faye Dunaway, é abordado por um dos produtores do palco: “A segurança gostaria de ver os envelopes, Sr. Beatty”. O ator responde, conforme relato da revista Vanity Fair: “Estou com eles. Entregarei a Barry Jenkins [diretor de Moonlight] no momento apropriado.”

No caminho de Beatty em direção ao microfone, o produtor Jordan Horowitz, de La La Land, que já havia agradecido o prêmio, arranca o envelope que Beatty segurava e o mostra às câmeras: “Isso não é uma brincadeira. Moonlight venceu como melhor filme.”

Beatty explica que havia aberto o envelope e lido “Emma Stone, La La Land”. “Por isso dei uma olhada tão demorada a Faye. Eu não estava tentando ser engraçado”, disse ao microfone. Stone havia ganhado a estatueta de melhor atriz alguns momentos antes.

Premiação por engano

O produtor do Oscar, Michael de Luca, já havia brindado à bela festa que havia sido a noite, quando a confusão começou, segundo informações do jornal Los Angeles Times. Assim que Luca cumprimentou o apresentador Jimmy Kimmel por sua performance durante a cerimônia, recebeu a resposta: “Obrigado, mas ninguém se lembrará disso agora. Não sei o que aconteceu. Vamos analisar ponto por ponto.”

Após a cerimônia, Emma Stone, contou que não entendeu o que havia acontecido e ainda estava com o envelope com seu nome nas mãos quando a confusão começou. “Acho que todos ainda estão em um ‘estado de confusão’. Emoção, mas confusão. Acho que todos estão muito empolgados por Moonlight. É um filme incrível”, disse a atriz, segundo a revista americana People.

O diretor Barry Jenkins afirmou que nem ele nem a equipe de Moonlight receberam qualquer explicação em relação ao engano. Viram o cartão errado e o correto. “Essas coisas acontecem. Vi dois cartões. Essas coisas simplesmente acontecem. Queria ver o cartão. Warren se recusou a mostrar o cartão a qualquer outra pessoa antes de mim e foi o que fez. Subiu as escadas, veio em minha direção e me mostrou o cartão. Todos perguntavam ‘posso vê-lo?’ E ele respondia: ‘Não, Barry Jenkins deve ver o cartão, preciso que ele saiba’. Depois disso, me senti melhor em relação ao que aconteceu”, afirmou após a cerimônia, segundo a Vanity Fair.

A PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa de auditoria que supervisiona a votação e contagem dos votos há 83 anos, assumiu a responsabilidade pelo erro e pediu ‘sinceras desculpas’ por meio de um comunicado no Twitter. A investigação da PwC, uma das empresas de auditoria mais respeitadas do globo, deve se concentrar em uma medida que pretende tornar o sistema de entrega dos envelopes à prova de erros: há envelopes duplicados com o resultado dos vencedores, que ficam com dois funcionários da empresa, posicionados um em cada lado do palco, nas coxias. Eles são entregues aos apresentadores e também servem para conferir os resultados depois do anúncio, no caso de algo dar errado. A questão é como o envelope que acabava de ser entregue a Emma Stone, que ganhou a estatueta de melhor atriz, foi dado a Beatty.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. E ainda falam mal de Gloria Pires!

    Curtir

  2. Essa auditoria chamada PwC não é a mesma que durante anos aprovou os balanços da Petrobras e nunca viu nada de errado????

    Curtir

  3. Ricardo Brandão Paes

    Who cares? Quem se importa com isso? Quem se importa com esses filmes que, logo, todos esquecerão?

    Curtir

  4. Ailton Silva

    A maldicao de Trump !!!!!

    Curtir

  5. Oscar com padrão de qualidade tupiniquim

    Curtir