Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fernanda Montenegro, Caetano e outros artistas criticam censura

Campanha divulgada pelas redes sociais neste final de semana protesta contra criminalização de exposições e apresentações artísticas

Pelas redes sociais, um grupo de artistas está protestando contra criminalização e censura às artes. Chamada de #342artes, a campanha reúne nomes como Fernanda Montenegro, que gravou um vídeo pedindo que políticos se juntem ao movimento. “Tudo é cultura, inclusive a cultura da repressão. Mas só há um tipo de cultura que realmente constrói um país, a cultura da liberdade”, disse a atriz na gravação.

Os protestos acontecem quase um mês depois do fechamento antecipado da mostra Queermuseu – cartografias da diferença na arte  brasileira, no Santander Cultural de Porto Alegre, e pega carona em outras polêmicas, como a performance La Bête, do coreógrafo fluminense Wagner Schwartz, no MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), na qual um vídeo de uma criança que tocava o pé do artista nu, acompanhada de sua mãe, virou o cerne de uma discussão sobre a exposição infantil à nudez.

Além de Fernanda Montenegro, outros artistas divulgaram publicamente gravações em defesa da liberdade na arte, como Caetano Veloso e Fernanda Torres. Também apoiam a causa nomes como Marisa Monte, Cissa Guimarães, Adriana Varejão, Malu Mader, Débora Falabela, Mateus Solano, Marcos Caruso, Marcelo Serrado e o curador da Queermuseu, Gaudêncio Fidélis.

A produtora Paula Lavigne direcionou sua crítica também ao MBL (Movimento Brasil Livre), um dos grupos que protestaram contra a exposição em Porto Alegre e a performance de Schwartz.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Cristian STS

    A classe artística brasileira é medíocre.

    Curtir

  2. Airton Gomes

    É uma vergonha descabida a Veja dizer que o projeto de lei proposta mencionado censura. Mentira! !!!!! Não há censura há classificaçoes para manter uma ordem pois todos estamos debaixo da lei

    Curtir

  3. Mario Pagliarini

    DEGENERADOS agindo como DEGENERADOS ! Para eles é normal, não foram amados por seus pais o suficiente ! Se o artista não tem bom senso, deve ser censurado com certeza.

    Curtir