Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cópia rara de textos de Shakespeare é encontrada na Escócia

Volume com primeira edição de peças do escritor britânico possui quase 400 anos

Uma cópia rara, de quase 400 anos, de um volume da primeira edição das peças de teatro reunidas de William Shakespeare foi encontrada em uma mansão na Ilha de Bute, na Escócia. Especialistas consideram o Primeiro Fólio, como o volume é conhecido, a versão mais confiável das 36 peças escritas pelo homem que muitos apontam como o maior dramaturgo do mundo. Entre os textos presentes na edição, estão Macbeth e Do Jeito que Você Gosta.

LEIA TAMBÉM:

Pesquisa sugere que Shakespeare fumava maconha

Descoberto o que seria o único retrato de Shakespeare feito em vida

Shakespeare, para além do mito

A edição encontrada na Mount Stuart House foi autenticada por Emma Smith, professora de Estudos de Shakespeare da Universidade de Oxford. “Os administradores das coleções entraram em contato para dizer que tinham um Primeiro Fólio de Shakespeare, e minha reação irônica foi ‘sim, claro, com certeza’. Mas acontece que, após uma inspeção bem mais atenta, vi que eles estavam certos”, disse Emma, em entrevista à rede BBC.

Os três volumes encadernados em couro, que valem 2,5 milhões de libras (cerca de 13 milhões de reais), elevam a 234 o total de cópias de que se têm conhecimento. “Sem esta edição, provavelmente teríamos perdido metade da obra de Shakespeare”, afirmou a professora.

As obras do Primeiro Fólio foram ordenadas e publicadas pela primeira vez em 1623, sete anos após a morte do escritor, de acordo com a Biblioteca Britânica. Os detalhes das mãos pelas quais a cópia passou foram documentados em uma carta do editor da edição do século XVIII da obra, Isaac Reed, que acompanhava o livro, o que ajudou o processo de autenticação. O fólio será exposto pela primeira vez na Mount Stuart House a partir desta quinta-feira como parte de uma mostra que vai até 30 de outubro. Esse ano marca o 400º aniversário da morte de Shakespeare, ocorrida em 23 de abril de 1616.

(Da redação com Reuters)