Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chus Lampreave, atriz de Almodóvar, morre aos 85 anos

Espanhola integrou elenco de dez filmes do cineasta, entre eles 'Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos' , 'Fale com Ela' e 'Volver'

A atriz espanhola Chus Lampreave, a mais velha das “meninas de Almodóvar”, morreu nesta segunda-feira aos 85 anos, anunciou a Academia de Cinema da Espanha. Segundo o comunicado, Chus morreu pela manhã, no hospital Torrecárdenas de Almeria, no sul do país.

Nascida em 11 de dezembro de 1930, em Madri, a atriz era uma das mais concorridas do cinema espanhol, com quarenta filmes desde 1958, sob a direção de grandes cineastas como Luis Garcia Berlanga ou Fernando Trueba. No entanto, seus maiores sucessos vieram com Pedro Almodóvar, que em 1983 a lançou para a fama com Maus Hábitos, no qual interpretou a irmã Rat, uma freira atípica que escrevia livros sensacionalistas sob um pseudônimo em um convento.

A colaboração entre os dois – iniciada com Pepi, Luci e Bom ​​(1980) e Labirinto de Paixões (1982) – foi longa e frutífera. Com dez filmes, Chus tornou-se a mais fiel das mulheres que colaboraram com Almodóvar. Além dos citados, ela atuou em produções Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984); Matador (1986); Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988); A Flor do Meu Segredo (1995); Fale com Ela (2002); Volver (2006); e Abraços Partidos (2009)

Leia também:

‘Hollywood agora trabalha para a China’, diz Pedro Almodóvar

Em 2006, Chus foi premiada no Festival de Cannes por seu trabalho na pele de tia Paula, em Volver, junto com Penélope Cruz, Carmen Maura, Lola Duenas, Blanca Portillo e Yohana Cobo, atrizes que coprotagonizavam o filme.

“Chus Lampreave foi esse tipo de artista que fazia parte da nossa vida, reconhecida e amada por todos que faziam parte da grande família que é a cultura”, afirmou o ministro da Cultura espanhol, Inigo Mendez de Vigo, expressando suas condolências.

(Da redação com agência France-Presse)