Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carnaval do Rio vai movimentar mais de 2 bilhões de reais

Número de turistas na cidade deve chegar a 920 mil, 2,2% a mais que em 2013

O Rio de Janeiro receberá 920.000 turistas durante o Carnaval, quando a cidade deve movimentar 950 milhões de dólares – cerca de 2,2 bilhões de reais, segundo dados da Riotur e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgados nesta quinta-feira. O turismo será responsável por quase 80% da receita, cerca de 750 milhões de dólares (1,8 bilhão de reais).

Este valor representa um aumento de 10% em relação ao criado pelo setor no mesmo período do ano passado. Os outros 200 milhões de dólares (474 milhões de reais) serão resultado do investimento das escolas de samba e eventos paralelos, como os desfiles de blocos e bailes. Já o número de turistas este ano crescerá 2,2% em relação a 2013 (900.000).

O governo atribui parte do aumento dos turistas e da receita ao crescimento turístico alcançado em função de outros eventos, como a Copa do Mundo. “O Rio de Janeiro está no foco internacional. E, desde a pacificação das comunidades, temos visto maior interesse dos turistas por conta da queda na violência urbana’, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno. “O aumento do número de turistas na cidade reflete diretamente na arrecadação dessa festa”, acrescentou.

Segundo um estudo realizado pelo governo do Rio de Janeiro, 90% da renda gerada pelo Carnaval procede das despesas dos turistas e de quem participa das festas em transporte, alojamento, alimentação, bebidas, eventos e compras. O mesmo estudo indica que a folia leva à criação de cerca de 250.000 empregos a cada ano.

Leia também:

Bloco vai reeditar toplessaço no Carnaval do Rio

Bruna Marquezine e Neymar evitam encontro no Carnaval

(Com agência EFE)