Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bruno Mars e Mark Ronson são acusados de plágio por ‘Uptown Funk’

Banda americana Collage reclama direitos autorais pelas semelhanças entre o hit e a canção ‘Young Girls’, de 1983

Bruno Mars e Mark Ronson estão sendo processados por violação de direitos autorais pela música Uptown Funk. Segundo o site da revista especializada em música Pitchfork, que obteve uma cópia do processo, os músicos estão sendo acusados de plágio pela banda de Minneapolis Collage. Eles afirmam que Uptown Funk é uma “cópia óbvia” do single Young Girls, lançado pelo grupo em 1983.

Veja também

O processo aponta que Ronson e Mars já comentaram que foram influenciados pelo cenário eletro-funk e soul de bandas das Minneapolis do começo dos anos 1980. O grupo busca indenização e uma parcela dos lucros obtidos pelos cantores com Uptown Funk. Somente um membro do Collage está vivo, Larry White, mas os herdeiros de outros dois integrantes, Grady Wilkins e Lee Peters, também são responsáveis pelo processo.

No ano passado, os membros da banda The Gap Band, foram inclusos como autores de Uptown Funk depois que eles reclamaram direitos autorais pelas semelhanças entre a música de Bruno Mars e a canção que eles lançaram em 1979, Oops Up Side Your Head.

Ouça abaixo Uptown Funk e Young Girls: