Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Autora de ’50 Tons’ entra para a lista dos poderosos de Hollywood

Pioneira na literatura erótica, a escritora se junta a JK Rowling e Stephen King como os criadores de histórias mais influentes da indústria do cinema

EL James, a autora da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, figura agora ao lado de JK Rowling, Stephen King e George RR Martin na lista dos escritores mais influentes de Hollywood elaborada pela revista americana The Hollywood Reporter. Paula Hawkins, de A Garota do Trem, e Patrick Ness, da futura adaptação Omen Class, também estreiam na relação neste ano.

A lista, que leva em conta critérios como a venda dos livros, o número de adaptações para o cinema, os projetos em desenvolvimento, os créditos adicionais e a influência cultural, por assim dizer, é encabeçada por JK Rowling, a criadora do universo Harry Potter. Entre seus últimos trabalhos, ela assina o roteiro de Animais Fantásticos e Onde Habitam, nova trilogia ambientada no mundo bruxo, além de ter participado da concepção do livro Harry Potter e a Criança Amaldiçoada.

LEIA TAMBÉM
Novo ‘Cinquenta Tons de Cinza’, ‘Grey’ é livro preguiçoso e misógino
Emily Blunt defende que mulheres sejam melhores com elas mesmas

Atrás dela, Stephen King aparece como o autor mais adaptado para o cinema de todos os tempos — entre seus títulos, estão O Iluminado, de Stanley Kubrick, e À Espera de um Milagre. Ele é seguido por James Patterson, o autor mais bem pago do ranking, o criador de Game of Thrones, atrás de quem vem George RR Martin.

EL James estreia entre os autores mais influentes já na quinta posição. Segundo a autora, o sucesso de seus livros eróticos deviam ser uma “chamada aos produtores de cinema para uma vibrante e efervescente comunidade de mulher subservidas por Hollywood, quando se trata de histórias de amor sensuais e comerciais”. O trailer da adaptação de Cinquenta Tons Mais Escuros atraiu 114 milhões de visualizações em suas primeiras 24 horas, um recorde entre os trailers já lançados na internet.

Apesar dos muitos filmes baseados em suas histórias, Nicholas Sparks ficou fora da lista dos autores mais poderosos de Hollywood neste ano, dando lugar a Paula Hawkins, de A Garota no Trem, cuja adaptação para o cinema chega em de 13 de outubro no Brasil, com Emily Blunt à frente do elenco. Gillian Flynn, de Garota Exemplar, e Emma Donoghue, de O Quarto de Jack, também compõem o ranking.