Procurador Mauro e Emanuel Pinheiro disputam liderança em Cuiabá

Candidato do PSOL tem 30% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o peemedebista, que tem 27%

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira aponta o candidato do PSOL à prefeitura de Cuiabá, Procurador Mauro, na liderança das intenções de voto para o Executivo municipal, com 30%. Na segunda colocação, em cenário de empate técnico, desponta o deputado estadual Emanuel Pinheiro, do PMDB, com 27%. O ex-prefeito da cidade Wilson Santos (PSDB) tem apenas 20% da preferência do eleitorado. Encomendado pela TV Centro América, o levantamento tem margem de erro de quatro pontos percentuais, o que permite o empate técnico entre Procurador Mauro e o deputado peemedebista.

Entre os demais concorrentes, o ex-juiz Julier Sebatião (PDT) aparece na quarta colocação e distante dos líderes, com somente 7%. A ex-senadora Serys Slhessarenko (PRB), longe de cargos eletivos desde 2010 e com forte índice de rejeição, contabilizou escassos 2% de intenções de voto. Renato Santtana, da Rede Sustentabilidade, não pontuou na pesquisa. Entre os entrevistados, 9% informaram que votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 5% não responderam.

LEIA TAMBÉM:
Quem são os candidatos à prefeitura de Cuiabá
Candidato é acusado de dar golpe com esmeralda falsa

Na comparação com a última pesquisa Ibope, realizada entre 29 de agosto e 1º de setembro, o líder Procurador Mauro é o candidato que teve melhor desempenho. Cresceu seis pontos percentuais. O peemedebista Emanuel Pinheiro também teve forte arrancada e amealhou cinco pontos percentuais a mais do que o último levantamento. Wilson Santos cresceu dois pontos percentuais e Julier Sebastião, um ponto percentual. Em sentido contrário, Serys decaiu quatro pontos e Renato Santtana, um ponto.

Diante de um cenário indefinido sobre o futuro prefeito de Cuiabá, o Ibope simulou cenários de segundo turno. Procurador Mauro (PSOL) vence nas disputas com Emanuel Pinheiro (PMDB) por 44% a 37% e com Wilson Santos (PSDB), por 53% a 25%. Em um cenário em que hipoteticamente se confrontariam Pinheiro e Santos, o peemedebista leva a melhor, com 49% contra 27% do tucano.

O Ibope também mediu o índice de rejeição dos candidatos à sucessão do prefeito Mauro Mendes (PSB). A exemplo do último levantamento, Wilson Santos segue como o mais rejeitado, com 48%. Serys Slhessarenko tem 21%, Julier Sebastião, 11%, Emanuel Pinheiro, 10% e Renato Santtana e Procurador Mauro com 9% de rejeição cada um.

A pesquisa Ibope/TV Centro América entrevistou 602 eleitores entre os dias 13 e 15 de setembro. Tem margem de erro de quatro pontos percentuais e 95% de índice de confiança. Foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o protocolo MT-02684/2016.