Teste vocacional: saiba quais profissões não combinam com você

O questionário foi desenvolvido pela orientadora de carreiras Maria da Luz Calegari e ajuda o estudante a identificar carreiras que não têm a ver com seu perfil

Leia também

  1. 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares
  2. Teste vocacional: descubra as carreiras que têm mais a ver com você
  3. Confira 6 cursos gratuitos da USP na internet
  4. Como usar a nota do Enem para entrar na universidade

Pesquisa realizada pela empresa Teenager Assessoria Profissional mostra que seis em cada dez estudantes do ensino médio chegam ao final dessa etapa da educação indecisos em relação à escolha da carreira. Para ajudar o jovem a encontrar essa resposta, a orientadora de carreiras Maria da Luz Calegari, autora do livro Temperamento e Carreira, desenvolveu, a pedido de VEJA.com, um teste vocacional que ajuda o candidato a eliminar opções que não têm a ver com seu perfil – e, assim, evitar a frustração de abandonar um curso em andamento.

Este teste vocacional tem quinze questões que analisam as preferências, habilidade e objetivos dos futuros profissionais. Maria da Luz também foi a responsável pelo primeiro teste vocacional de VEJA.com, lançado em 2013. O questionário é um sucesso: foram mais de 30 milhões de visualizações desde sua publicação e centenas de mensagens de leitores que conseguiram direcionar seu futuro profissional a partir das respostas. “Além dos talentos naturais para exercer bem uma profissão, é indispensável ter vocação. E a vocação está diretamente relacionada com o temperamento de uma pessoa”, diz a orientadora de carreira.

Neste teste vocacional, as carreiras incompatíveis são definidas a partir do temperamento do estudante. Ao final, ele saberá quais áreas pode dispensar e, a partir daí, refinar a pesquisa por uma carreira compatível com seus objetivos. Além dos dois testes, o estudante pode informar-se sobre cada profissão no Guia de Carreiras de VEJA.com, baseado no livro Escolha Certa: As Profissões do Século 21, de Luiz Gonzaga Bertelli, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).