Líder na América Latina, USP fica na 143ª posição de ranking universitário global

As universidades americanas ocupam oito dos dez primeiros lugares na classificação estabelecida pelo centro Jiaotong de Xangai das 500 melhores universidades do mundo, em que a primeira colocada latino-americana é a Universidade de São Paulo (USP), na 143ª posição. A americana Harvard lidera o ranking pelo 13º ano consecutivo.

Depois estão as também americanas Stanford, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e a inglesa Cambridge.

Além de Cambridge, apenas outros três centros educacionais não americanos figuram no top 20, com Oxford na 10ª posição, a University College de Londres na 18ª e o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) na 20ª.

Entre as brasileiras, além da USP, figuram a Universidade Federal de Minas Gerais (317ª), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (318ª), a Universidade Estadual Paulista (362ª), a Unicamp (365ª) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (421ª).

A classificação de Xangai, criada em 2003, leva em conta seis critérios para distinguir 500 das 1.200 universidades pesquisadas em todo mundo, entre elas o número de prêmios Nobel entre seus ex-alunos, o número de pesquisadores mais citados em suas respectivas disciplinas ou o número de publicações nas revistas “Science” y “Nature”.

(Com agência AFP)