Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inscrições para o Prouni terminam nesta quinta-feira

Programa federal oferece 90.045 bolsas de estudo para o 2º semestre de 2013

Os candidatos interessados em participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em universidades privadas, têm até as 23h59 desta quinta-feira para realizar a inscrição, que deve ser feita pela página http://siteprouni.mec.gov.br. Para o segundo semestre de 2013 estão previstos 90.045 benefícios. Destes, 55.693 são integrais – que cobrem todo o valor da mensalidade – e 34.352 parciais – que custeiam 50% do valor do curso escolhido.

Leia também:

Manual do Candidato do Enem: O que fazer na inscrição, na prova e na matrícula

Temas da atualidade que podem cair no Enem e vestibulares 2013/2014

Enem 2013: temas para treinar para a redação

Dez passos e 20 questões para escolher uma carreira no Enem e nos demais vestibulares

Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009

Seis formas de usar a nota do Enem rumo à universidade

Videoaulas do Curso Pré-Enem

O mapa do Enem: Universidades que usam as notas da avaliação na seleção de alunos

Como é calculada a nota do Enem

De acordo com o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até 18h de quarta-feira, 393.405 candidatos se registraram no sistema. Como cada estudante pode escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chega a 759.549.

Para concorrer, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, obtendo desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação. Além disso, não pode possuir diploma de curso superior e deve ter cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública ou como bolsista em instituição privada.

As bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais, o limite são três salários mínimos.

Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada, que será divulgada no domingo, terão entre os dias 1º e 8 de julho para comprovar junto às universidades para as quais foram aprovados as informações fornecidas no ato de inscrição. A segunda chamada está prevista para 16 de julho, e a comprovação deverá ser feita entre os dias 16 e 22 do mesmo mês.

Quem não for selecionado nas duas primeiras chamadas, poderá manifestar interesse na lista de espera entre os dias 26 e 29 de julho. A convocação será feita em dois momentos: nos dias 2 e 12 de agosto.