Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inscrições começam nesta segunda-feira

Foram abertas nesta segunda-feira as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados em concorrer a uma bolsa de ensino superior devem se inscrever até 12 de dezembro, exclusivamente pela internet, na página do programa.

O ProUni oferece bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) a universitários de instituições particulares. Para participar, é preciso comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (622,50 reais), no caso da bolsa integral, e de até três salários mínimos (1.245 reais), para a parcial.

Além disso, os candidatos devem ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último dia 31 de agosto, obtendo pelo menos 45 pontos na prova objetiva e na redação. Clique aqui para conferir seu boletim de desempenho no Enem 2008. Também é pré-requisito para o ProUni ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral de um estabelecimento particular.

O programa é aberto tanto a alunos que concluem o ensino médio neste ano como aos que já o concluíram anteriormente. Para o primeiro semestre de 2009, o Ministério da Educação vai oferecer 156.416 bolsas de estudos: são 95.694 benefícios integrais e 60.722 parciais.