Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fuvest encerra segunda fase nesta terça-feira

Candidatos farão provas específicas, de acordo com a carreira escolhida

A Fuvest encerra nesta terça-feira a segunda fase do processo seletivo 2012, que selecionará 10.592 candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. Nesta tarde, os convocados realizarão provas específicas de acordo com a carreira escolhida na hora da inscrição.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Não serão permitidos retardatários. Os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir das 15h. Ao todo, são 20 locais de prova na região metropolitana de São Paulo e 22 no interior do estado. Para saber onde fará a prova, o candidato deve acessar o site da Fuvest. O uso de celulares ou qualquer dispositivo móvel de comunicação, computadores, gorros, bonés e caneta marca-texto é proibido.

A lista de aprovados será divulgada no dia 4 de fevereiro.

Avaliação – No domingo, primeiro dia de provas da segunda fase, foram aplicadas as avaliações de língua portuguesa e redação. Para o professor de português do Anglo Vestibulares, Eduardo Calbucci, a prova manteve o padrão dos últimos anos, cobrando reflexão do vestibulando. A novidade ficou por conta da primeira questão, que permitia mais de uma resposta.

Na prova de literatura, não houve questão fácil – todas eram de nível médio ou difícil, segundo avaliação do professor Fernando Marcílio, também do Anglo. Só conseguiu responder bem a todas as perguntas o candidato bem preparados para o exame.

Já a prova de redação foi elogiada pelo professor Eduardo Antônio Lopes, do Anglo. O tema, “Participação política: indispensável ou superada”, foi considerado atual e relevante, além de por à prova a capacidade crítica do candidato.

O índice de abstenção no domingo foi de 8,15%. O número corresponde a um total de 2.568 candidatos ausentes. Segundo informou a Fuvest, a abstenção neste ano foi maior do que a registrada em 2011, quando 7,88% dos candidatos faltaram à prova.

Na segunda-feira, segundo dia de provas da segunda fase, os candidatos enfrentaram 16 questões dissertativas que versam sobre o conteúdo do ensino médio e englobam as disciplinas de história, geografia, física, química, biologia, matemática e inglês. A Fuvest registrou 8,56% de abstenção.