Enem 2017 tem mais de um milhão de inscritos

Expectativa do Inep é que esta edição do exame tenha 7 milhões de participantes. Prazo para inscrições começou nesta segunda e se encerra em 19 de maio

Até o final da manhã desta terça-feira o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já havia registrado mais de 1.000.072 de inscritos, segundo o Ministério da Educação (MEC). As inscrições foram abertas nesta segunda-feira e podem ser feitas até as 23h59 de 19 de maio, exclusivamente pela página do Enem. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, é que a edição de 2017 tenha, ao todo, sete milhões de inscritos.

O portal do Enem também traz informações sobre as etapas do exame, que, neste ano, vão acontecer em dois domingos, em novembro. Em 5 de novembro os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação e no dia 12, as provas serão de matemática e ciências da natureza. O participante também pode baixar o aplicativo Enem para acompanhar o cronograma e receber alertas.

Para fazer as inscrições, o Inep recomenda que o estudante tenha todas as informações e documentos em mãos, já que a tela permanece no ar apenas por dois minutos, tempo após o qual, se não houver qualquer ação, o sistema avisa que se tornará inativo nos próximos segundos. Caso haja algum problema na hora de inscrição, os candidatos podem acionar o Inep pelo telefone 0800 616161. O atendimento é das 8h às 20h, no horário de Brasília.

Enem 2017

O resultado das provas poderá ser usado em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).