Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Doze dicas para driblar o medo de falar em público

Veja o que fazer nos 15 minutos que antecedem uma apresentação e aprenda a controlar a ansiedade

Mãos suadas, boca seca, tremedeira e taquicardia são sintomas comuns de quem está prestes a falar em público. E não importa a audiência: da palestra profissional para uma plateia de 200 executivos à apresentação do trabalho em grupo aos colegas da sala de aula ou ao brinde na festa de casamento do melhor amigo, a ansiedade é sempre incontrolável.

A má notícia é que, para quem sofre com o problema, dominar o tema da apresentação não é suficiente para fugir dos sintomas. A boa notícia é que alguns truques podem ajudar o ansioso a manter o controle e evitar o temido ‘branco’ diante do público.

Leia também:

Como causar uma boa impressão na entrevista de emprego

Cinco passos para planejar sua carreira em 2015

Assim como a preparação do texto e do material a ser apresentado e os ensaios em frente ao espelho, a forma como se comportar nos 15 minutos finais que antecedem a apresentação também são determinantes para acalmar – ou detonar – os nervos do palestrante. A especialista em comunicação corporativa Darlene Price, autora do livro Well Said! Presentations and Conversations That Get Results (Disse Bem! Apresentações e Conversas que Dão Resultado, em tradução livre), ensina doze passos para dominar a ansiedade e o medo antes de falar público:

Fonte: Business Insider