Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Competição mundial de aplicativos levará meninas ao Vale do Silício

Podem participar grupos de até cinco estudantes com idade entre 10 a 18 anos

No próximo sábado, dia 28, será realizada em três cidades brasileiras uma oficina gratuita de criação de aplicativos para celulares e smartphones aberta apenas para participantes do sexo feminino. O evento faz parte da competição mundial de aplicativos TechNovation, realizado em 45 países com meninas de 10 a 18 anos de idade. Estudantes do Rio de Janeiro, Recife e Manaus poderão se inscrever para as oficinas, onde começarão a ser criados os aplicativos que irão concorrer na competição mundial.

A TechNovation tem duas fases. A primeira é a participação na oficina, que será gratuita e acontece entre às 9h às 13h (em Recife, as atividades começam às 8h). No encontro, as estudantes vão desenhar e construir um protótipo para um aplicativo e receber ajuda de uma mentora da área de tecnologia ou engenharia, que vai acompanhar o projeto. No Rio de Janeiro, o evento será realizado em parceria com o Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio (NAVE), do grupo educacional Estácio. Em Recife, será com a Universidade Federal de Pernambuco e, em Manaus, em parceria com a Fundação Paulo Feitoza.

Leia também:

Programa leva jovens com tudo pago para Nova York

Estudo aponta 12 tendências tecnológicas para universidades

Apps de celular fomentam a leitura, diz estudo da Unesco

Aos 13 anos, criador de impressora feita com Lego gerencia marca de 2,5 milhões de dólares

A segunda etapa consiste em reuniões semanais para aperfeiçoar os aplicativos com o acompanhamento da mentora. Após as seletivas nacionais, os melhores grupos serão levados para a etapa final no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, onde apresentarão seus aplicativos para profissionais da área de tecnologia e concorrerão ao prêmio final de 10.000 dólares, além de suporte para finalização e lançamento no mercado. A fase final acontece em julho.

A competição está em sua quinta edição e já reuniu mais de 3.000 meninas de 45 países para desenvolveram aplicativos para celulares. Segundo números da TechNovation, 94% das participantes estão atualmente envolvidas em projetos na área de tecnologia. Para participar, as interessadas devem se inscrever no site do evento.