Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ouro encerra com alta e acumula ganhon de 2,3% na semana

Por Renan Carreira

São Francisco – Os contratos futuros de ouro fecharam em alta nesta sexta-feira, registrando um ganho de 2,3% na semana, com as expectativas de novos estímulos econômicos dos bancos centrais sustentando a demanda. O metal para entrega em agosto fechou em alta de US$ 8,50 (0,5%), para US$ 1.628,10 por onça-troy na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex). É a sexta sessão consecutiva de avanço do ouro.

Nesta sexta-feira, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse que a instituição vai continuar com “seu papel essencial” de prover liquidez para bancos sólidos diante de colaterais apropriados. Os comentários sugerem que o banco central pode estar pronto para responder a pedidos internacionais para relaxar as condições monetárias nos 17 países da zona do euro, à medida que os riscos financeiros aumentam.

“O ouro subiu esta semana provavelmente por causa de uma confluência de acontecimentos, incluindo declarações dos bancos centrais do G-20, o socorro ao setor bancário da Espanha, a angústia com a eleição na Grécia (no domingo) e os estímulos do governo do Reino Unido”, disse Sonny Tahiliani, diretor-gerente da MacroMoves Capital Advisors, citado pelo site MarketWatch. “Os formuladores de política estão percebendo que em uma deflação da dívida global, medidas monetárias isoladas não são suficientes.” As informações são da Dow Jones.