Conheça a empresa que transforma papelão em móveis sustentáveis
Criada há cinco anos, Crafta Inteligente produz de cabides, que custam 2,50 reais, a sofás para 20 pessoas, que são vendidos por 3 mil reais
Depois de uma viagem a Madri, há cinco anos, Daniela Bueno mudou a ideia que tinha sobre o papelão. De seu passeio por uma feira de arte na capital espanhola, a designer trouxe um banquinho feito do material, que comprara após ser surpreendida pela sua praticidade. O souvenir se transformou em ideia, e a ideia, em uma iniciativa empresarial.
De volta a São Paulo, a empreendedora deu início a um detalhado estudo do objeto. Depois de três anos de análise e experimentos, a antiga editora de revistas de moda criou o seu próprio modelo e passou a fabricá-lo.
Hoje, a Crafta Inteligente tem cinco anos. A empresa é formada por Daniela e dois sócios, Marcello Cersosino, que administra a empresa, e Eduardo Blanto, responsável pela área comercial. A empresária é a responsável pela criação dos produtos.
Além dos três, a empresa é formada ainda por mais três funcionários. E os sócios querem manter essa estrutura enxuta. “Não quero criar uma coisa gigantesca”, explica a designer, que consegue entregar 5.000 banquinhos em uma semana. “Nosso estoque é muito pequeno porque nossa rapidez na produção é muito grande.”
Daniela e os sócios começaram vendendo o banquinho inspirado no modelo madrilenho e uma cadeira antes de decolarem. Com recurso próprio, o investimento inicial foi baixo, de 5.000 reais. “Compramos uma faca e o papelão para confecção da primeira peça, o banco”, explica Daniela. No ano passado, o faturamento foi de 600.000 reais. A expectativa para este ano é de um aumento real de pelo menos 15%.
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Atualmente, são 50 produtos no showroom, localizado na zona oeste de São Paulo. Eles são vendidos para dois tipos de clientes: o de eventos e o ‘home’, gente que quer as peças para ter em casa. O primeiro exige um maior volume de fabricação em um tempo muito curto. “Vendemos em atacado para feiras, shows e Fashion Week – que já fizemos duas vezes.”
No caso dos clientes de varejo, o desenho é o fator mais atrativo. E também a praticidade, segundo a empresária. “Vendemos outra maneira de viver, a praticidade para um período transitório da vida das pessoas”, afirma.
Mesmo com a recessão da economia, as vendas da empresa para pessoas físicas tem crescido. Enquanto o nicho de eventos teve uma retração para a Crafta Inteligente de cerca de 20% no primeiro semestre deste ano, o segmento residencial avançou 30%.
Os preços dos produtos vão de 2,50 reais (cabides) a 3.000 reais (sofá sanfonado para 20 pessoas). Na média, os valores ficam entre 200 e 500 reais.