Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

The New York Times lança edição em chinês na internet

O prestigioso jornal americano The New York Times lançará esta quinta-feira uma edição em chinês na internet, com a esperança de superar “a grande muralha” digital erguida por Pequim, anunciou o periódico em um comunicado.

O jornal lançará a nova edição http://cn.nytimes.com com a finalidade de oferecer “uma cobertura de qualidade dos acontecimentos políticos, econômicos e culturais mundiais aos chineses, cidadãos do mundo cada vez mais confortáveis financeiramente e com alto nível de instrução”.

O site disponibilizará traduções de artigos escritos originalmente em inglês, bem como uma produção original redigida por colaboradores chineses, alguns dos quais trabalham em Pequim, Xangai e Hong Kong.

A nova edição prevê disponibilizar 30 artigos por dia.

Consultada pela AFP, uma porta-voz do jornal, Eileen Murphy, assegurou que não foi feito acordo com as autoridades chinesas com relação ao conteúdo do site.

“O conteúdo do site será escolhido pelo The New York Times”, disse. “Sabemos que ocorre que alguns leitores chineses não podem ter acesso a certos artigos nos sites chineses ou estrangeiros. É possível que tenhamos que enfrentar este problema”, admitiu.

“A China ergueu uma grande muralha informática muito resistente. Não podemos fazer nada. Esperamos que as autoridades chinesas saúdem o que estamos fazendo”, acrescentou.

Diferente do site em inglês, a versão chinesa do The New York Times será gratuita e contará com publicidade.