Pesquisadores descobrem incríveis criaturas do fundo do mar

As imagens, feitas por cientistas da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) na costa de Porto Rico, revelam animais ainda sem nome

Uma expedição no mar de Porto Rico descobriu diversos animais jamais vistos antes. A equipe de cientistas, financiada pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), órgão dos Estados Unidos, esteve entre 9 e 30 de abril na costa do país para explorar profundidades desconhecidas. Chegou a 6 000 metros e o registro que fizeram é de tirar o fôlego: criaturas impressionantes e algumas que, até então, não constavam nos livros de biologia.

Leia também:

Os animais que as próximas gerações podem não conhecer ​

Expedição às Filipinas pode revelar 300 novas espécies

Para fazer os vídeos e imagens, divulgados no site da NOAA, um veículo operado remotamente (ROV, na sigla em inglês) foi enviado em um dos mergulhos. Ele recolheu os dados e transmitindo as informações em tempo real para os cientistas. Assim, pesquisadores do mundo inteiro foram capazes de ver as imagens. Alguns invertebrados captados pela câmera nunca haviam sido vistos em seu ambiente natural. Outros, incluindo peixes, eram desconhecidos por completo.

Por isso, algumas criaturas ainda nem possuem nome. Em doze mergulhos, foram descobertas 100 espécies de peixes, 50 de corais de águas profundas e centenas de outros invertebrados. Os dados recolhidos estão sob análise, mas duas novas espécies já foram identificadas: uma medusa, chamada ctenophore, e um tipo de peixe.

Veja o vídeo (com legendas em inglês) feito pelo site de notícias Quartz com base nas imagens da NOAA:

(Da redação)