Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nasa cria pôsteres prevendo o futuro turismo espacial

As divertidas ilustrações mostram o que nós encontraríamos se fosse possível visitar exoplanetas parecidos com a Terra

Cientistas anunciaram nesta semana a descoberta de oitos novos exoplanetas em zonas habitáveis, sendo dois deles o mais parecidos com a Terra já encontrados. Ainda não é possível visitar nenhum deles para comprovar a similaridade ou procurar traços de vida, mas artistas, a pedido da Nasa, imaginaram como serão as propagandas de turismo espacial que poderemos ver no futuro, feitas no estilo da década de 1930.

Especialistas participaram do projeto, fornecendo informações reais sobre como seria visitar cada um dos planetas escolhidos. O Kepler 186f, considerado um “primo da Terra”, é um pouco maior do que o nosso planeta e orbita uma estrela ligeiramente menor e menos brilhante do que o Sol. Na ilustração, a vegetação do planeta é vermelha.

“Se plantas existem em um planeta como o Kepler 186f, sua fotossíntese pode ter sido influenciada pelos fótons de comprimento de onda vermelhos de sua estrela, criando uma paleta de cores bem diferente do verde terrestre”, explica a descrição do pôster.

Leia também:

O artista das estrelas

Como seria o céu se os planetas estivessem tão perto da Terra quanto a Lua?

A super-Terra HD 40307g, um exoplaneta oito vezes mais massivo do que a Terra, também é retratada. Os cientistas ainda não sabem se o planeta é rochoso, mas o seu imenso tamanho torna a atração gravitacional muito forte – fator que tornaria um salto de paraquedas mais emocionante. Na imagem referente ao Kepler 16b, um astronauta observa os dois sóis do planeta, como no acontece na série cinematográfica Star Wars.

Os pôsteres, criados por Joby Harris e David Delgado, que trabalham com estratégias visuais no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, na Califórnia, foram distribuídos na reunião da Sociedade Americana de Astronomia, que ocorreu de quatro a oito de janeiro.

(Da redação de VEJA.com)