Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lente de contato ganha função de tela eletrônica

Dispositivo testado em coelhos projeta imagens na retina e poderá exibir, no futuro, texto, vídeos e outras informações diante dos olhos do portador

Bioengenheiros da Universidade de Washington, de Seattle (EUA), construíram a primeira lente de contato dotada de uma tela eletrônica capaz de projetar imagens na retina. O protótipo foi testado em coelhos e é o primeiro passo para levar a tecnologia a humanos. O estudo foi publicado no periódico Journal of Micromechanics and Microengineering.

A nova lente possui apenas um pixel controlável, mas os pesquisadores trabalham para melhorar a resolução da tela

A primeira versão do dispositivo exibe apenas um pixel no olho do animal, mas um dia poderá utilizar dados de satélite para mostrar mapas, exibir textos, e-mails e vídeo. A nova geração de lentes também poderá ajudar pessoas com glaucoma e diabetes a monitorarem suas condições.

A lente funciona recebendo energia sem fio, por meio de uma antena de cinco milímetros. Ela capta um sinal de rádio de alta frequência a partir de um transmissor a 10 centímetros do olho. Todos os testes mostraram que o sistema não fez mal aos olhos dos coelhos.

Os pesquisadores pretendem construir lentes com resoluções maiores, mas mesmo a tela de um pixel pode ter utilidade. Ela poderia ser ligada a sistemas biológicos para exibir alertas em pessoas doentes ou com deficiência auditiva. Agora, os pesquisadores pretendem encontrar formas de melhorar a transmissão de energia sem fio.