Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Larry Page e James Cameron se associam para explorar asteroides

Um grupo de empresários, entre eles um dos fundadores do motor de buscas Google, Larry Page, e o cineasta James Cameron, anunciaram nesta terça-feira a criação de uma nova empresa, a Planetary Resources Inc., para explorar minerais preciosos e água em asteroides que passam perto da Terra.

A extração de riquezas presentes nestes corpos celestes, muito mais acessíveis com as tecnologias atuais, terão repercussões benéficas para a humanidade, além de gerar uma atividade econômica de várias dezenas de milhares de dólares anuais, segundo a nova empresa.

Suas atividades permitirão explorar fortes concentrações de metais raros presentes nos asteroides para transformá-los em recursos duradouros para a crescente população do planeta.

Um asteroide de 500 metros de comprimento abriga uma quantidade de platina equivalente a toda a quantidade deste metal extraído da Terra na história da humanidade, afirmam os criadores de Planetary Resources Inc.

“Muitos destes metais e minerais raros em nosso planeta se apresentam em quantidade quase ilimitada no espaço”, destacou Peter Diamandis, cofundador e copresidente da Planetary Resources Inc.

“Ao mesmo tempo que o acesso a estes metais cresce, não apenas o custo de muitos equipamentos – desde microcomponentes eletrônicos até baterias – será reduzido, além de vermos surgir novas aplicações”, previu.

Além disso, os asteroides que passam perto da Terra são ricos em água e servirão como “uma espécie de oásis” para expedições de exploração espacial longínquas, fornecendo as quantidades de água e combustível necessárias.

Estes “tanques de água” vão revolucionar a exploração espacial e tornar as viagens no espaço muito mais baratas, estimou Eric Anderson, também da Planetary Resources.

“A água é sem dúvida o elemento mais essencial no espaço e o fato de podermos ter acesso a asteroides que a contenham facilitará muito a exploração de nosso sistema solar”, considerou.

“Mais além da função essencial da água para a vida, também se pode separar o oxigênio do hidrogênio que a formam”, disse Anderson.