Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Encontrado na Antártida fóssil de baleia primitiva de 49 milhões de anos

É o primeiro fóssil de baleia encontrado na Antártida argentina e o mais antigo já registrado

Cientistas argentinos encontraram restos de uma baleia primitiva na Antártida., chamada Arqueoceto, de 49 milhões de anos. É o fóssil de baleia mais antigo encontrado até agora. A descoberta foi feita no nordeste da Península Antártica, perto do Mar de Weddell, pelos argentinos Claudia Tambussi e Marcelo Reguero e os suecos Thomas Mörs e Jonas Hagström, do Museu de História Natural de Estocolmo.

De acordo com os pesquisadores, trata-se de uma mandíbula reconstruída, de cerca de 60 centímetros, que permite saber que a origem da linhagem do fóssil é a mais antiga que se tem notícia. O Arqueoceto da Antártida pertence ao grupo Basilosauridae, do qual se originaram todos os mamíferos marinhos.

É o primeiro fóssil de baleia localizado na Antártida argentina. Os pesquisadores também informaram que outro grupo de paleontólogos encontrou, na ilha James Ross, restos de dinossauros, répteis marítimos e peixes. Também foram coletados amostras de dentes de tubarões e um esqueleto quase completo de um pinguim gigante (entre 1,50 metro e 1,60 metro de altura), com aproximadamente 34 milhões de anos.

(Com Agência France-Presse e EFE)