Elemento Lemmium: fãs de Motörhead pedem que nova tabela periódica homenageie vocalista

O britânico John Wright, fã da banda Motörhead, realizou uma petição para que um dos novos elementos da tabela periódica passe a se chamar Lemmium, em homenagem a Ian ‘Lemmy’ Kilmister, que morreu em 28 de dezembro

Fãs da banda Motörhead realizaram um abaixo-assinado nesta quarta-feira (6) pedindo que um dos quatro novos elementos da tabela periódica, oficializados nesta semana, seja chamado de “Lemmium”, em homenagem ao vocalista Ian ‘Lemmy’ Kilmister, que morreu em 28 de dezembro.

Leia também:

Tabela periódica ganha quatro novos elementos

Funeral de Lemmy, do Motörhead, será transmitido pela internet

A agora completa sétima linha da tabela periódica trouxe quatro novos elementos químicos, confirmados em 30 de dezembro pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). Os elementos 113, 115, 117 e 118 estão sendo provisoriamente chamados de ununtrium (símbolo Uut), ununpentium (Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo).

Mas, como esses nomes provisórios são praticamente impronunciáveis e os cientistas deverão escolher os nomes oficiais nos próximos meses, o britânico John Wright, fã da banda Motörhead, resolveu ajudar. Realizou uma petição para que um dos elementos passe a se chamar Lemmium, uma homenagem “científica” a Lemmy. O pedido brinca com a categoria dos novos elementos descobertos, chamados “super heavy” (ou super pesados), e o estilo do grupo, conhecido como “heavy metal” (ou metal pesado). A associação entre os nomes animou os fãs. Até o momento, o abaixo assinado conta com 37.059 assinaturas.

Segundo a Iupac, os nomes dados aos novos elementos podem ser relacionados a minerais, países, lugares, propriedades, cientistas ou à mitologia – resta saber como “Lemmium” poderia se encaixar.

(Da redação)