Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eclipse solar 2017: confira as melhores imagens

Eclipse desta segunda-feira é total nos EUA e deixa o Sol totalmente coberto pela Lua – no Brasil, fenômeno é parcial e apenas parte da estrela será oculta

Um eclipse solar total nesta segunda-feira acontece em grande parte dos Estados Unidos, com a Lua cobrindo completamente o Sol. No Brasil, o evento celeste é bem mais tímido e ocorre na forma de um eclipse parcial (quando a Lua não fica completamente na frente do Sol), no meio da tarde. A melhor visualização é nos estados do Norte e do Nordeste, onde até 40% da nossa estrela ficará oculta.

Segundo a agência espacial americana, o fenômeno poderia ser observado por 500 milhões de pessoas em sua forma total ou parcial — 391 delas nos Estados Unidos, 35 milhões no Canadá e 119 milhões no México, América Central e América do Sul.  Em algumas regiões americanas, o Sol ficou completamente encoberto por dois minutos e quarenta segundos.

Em solo brasileiro, as melhores capitais para admirar o fenômeno serão Boa Vista, em Roraima, onde o eclipse começa por volta das 15h, e Macapá, no Amapá, às 16h. O ápice do fenômeno ocorre cerca de uma hora depois. Confira se o eclipse é visível em sua cidade e em qual horário começa neste mapa interativo da Nasa.

Proteção

Os astrônomos avisam que o eclipse não deve ser observado ou fotografado sem proteção. Quem pretende ver o evento nos estados brasileiros onde ele ocorre deve usar um filtro astronômico importado ou uma máscara de solda de tonalidade 14 para olhar para o Sol. Outros materiais, como óculos escuros, chapas de raio-X e telescópios comuns, podem causar sérios danos à visão.