Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Confira as melhores fotos tiradas em dez anos de exploração de Marte

As imagens foram feitas pelas sondas Spirit e Opportunity, que pousaram no planeta em 2004

As sondas robóticas Spirit e Opportunity chegavam a Marte há aproximadamente dez anos. Na época, a expectativa dos engenheiros da Nasa era de que elas percorressem o planeta vermelho por cerca de três meses – meta largamente superada.

A Spirit já havia excedido o tempo planejado em mais de vinte vezes quando ficou presa na areia fofa de Marte, em maio de 2009. Em janeiro do ano seguinte, depois de diversas tentativas de libertar o robô, a Nasa determinou que ele realizasse pesquisas do local em que estava, mas meses depois perdeu a comunicação com a base. Em 2011, a missão foi considerada encerrada.

Já a sonda Opportunity está em atividade desde 25 de janeiro de 2004, quando fez seu pouso sobre o planeta vermelho. O robô “sobreviveu” para ver a chegada do Curiosity, que completou um ano de exploração em agosto de 2013.

Um dos principais objetivos das sondas era estudar amostras de solo e rochas que pudessem fornecer pistas sobre a presença de água em Marte. Ao longo de mais de seis anos de exploração, a Spirit percorreu 7,7 quilômetros na superfície do planeta, enquanto a Opportunity, com quase dez anos, já se deslocou por mais de 38 quilômetros.

Para celebrar os dez anos de Spirit e Opportunity, o Museu Nacional do Ar e Espaço, em Washington, nos Estados Unidos, criou uma exposição com as fotografias mais relevantes do ponto de vista científico e também mais impressionantes visualmente, dentre as centenas de milhares de imagens coletadas pelos dois robôs. “É uma mistura de fotos viagem – o tipo de foto que eu tirava quando era jovem, atravessando o país – com ciência”, disse o cientista John Grant, envolvido nas missões de exploração de Marte.