Barco funerário viking é encontrado no Reino Unido

Embarcação continha os restos de guerreiro de alto escalão. Ele foi enterrado há 1.000 anos, na Escócia, com objetos pessoais

Arqueólogos britânicos descobriram os vestígios de um barco funerário viking na Escócia. De acordo com os pesquisadores, o achado é um dos mais importantes no Reino Unido. A informação é da Universidade de Manchester, uma das instituições que participam das escavações. Especialistas em vikings da Universidade de Glasgow acreditam que a descoberta possa datar do século X.

Saiba mais

VIKINGS

Os vikings foram povos germânicos navegantes e guerreiros da Escandinávia que se lançaram à conquista da Europa entre os séculos VIII e XI. A fama de guerreiros cruéis deve-se aos impiedosos ataques que desferiram, atacando mosteiros, queimando cidades e fazendo sacrifícios humanos. Mas para além das batalhas, tinham um apurado senso estético e criaram um rica mitologia. Foram comerciantes, ourives, agricultores e navegantes ousados que exploraram cada canto do Atlântico Norte.

O barco-túmulo, de cinco metros de comprimento, continha os restos de um guerreiro que foi enterrado com um machado, uma espada, uma lança, um escudo e um broche de alfinete em uma jazida com mais de 1.000 anos.

Também foram encontrados no túmulo, construído com 200 rebites, uma faca, que também pode ser a ponta de um chifre de bronze utilizado para beber; uma pedra para amolar; cerâmica viking e diversas peças de ferro que não foram identificadas.

Imagem de raio-x de espada recuperada com o barco Viking encontrado na Grã-Bretanha

A codiretora do projeto, Hannah Cobb, professora de arqueologia da Universidade de Manchester, qualificou a descoberta de ‘apaixonante’.

“Um barco funerário viking é uma descoberta incrível, mas, além disso, os artefatos e o estado de conservação fazem dele um dos túmulos nórdicos mais importantes já escavados no Reino Unido”. A pesquisadora trabalhou durante seis anos com especialistas da Universidade de Leicester e outros arqueólogos escoceses.

Desenho do barco Viking encontrado na Grã-Bretanha

(Com Agência France-Presse)