Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Só crime no mandato será alvo de cassação, diz Rodrigo Maia

Presidente da Câmara afirma em entrevista a jornal que, pela tradição do Conselho de Ética, delitos ocorridos antes de 2015 não serão considerados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que os parlamentares só devem responder a processos no Conselho de Ética na Casa se os crimes apontados nas investigações tiverem sido cometidos no atual mandato. “O que está acontecendo na Câmara desde 2015 e desde antes é que, por exemplo, o Eduardo Cunha (ex-presidente da Câmara, cassado em setembro) apenas respondeu a processo no Conselho de Ética porque mentiu no mandato. Então, há uma jurisprudência”, afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo em entrevista publicada na edição desta segunda-feira.

Nos inquéritos autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, a maior parte dos crimes descritos por delatores da empreiteira Odebrecht são anteriores a 2015, início da atual legislatura da Câmara.

Na entrevista, Maia ainda criticou o Judiciário e o Ministério Público pelo que chamou de excessos na Lava Jato. Para ele, o sigilo das delações da Odebrecht deveria ter sido levantado de forma gradual e somente quando as denúncias fossem  apresentadas ao Supremo.

O presidente da Câmara, no entanto, disse que não pretende acelerar a tramitação do projeto que endurece penas por abuso
de autoridade, já aprovado no Senado. Para ele, “talvez não seja o momento” de votá-lo.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Adilson Silva

    Esse é um safado júnior, que está aprendendo os ofícios do banditismo!

    Curtir

  2. Já vimos que só na bala, é muita cara de pau!!!

    Curtir

  3. Genivaldo Marques

    É claro pois se for considerado antes de 2015 terá que fazer a auto cassação. Corruptos, em breve receberão o que merecem.

    Curtir

  4. Ronaldo Magnavacca

    Quer escolher qual a melhor hora para apresentar o projeto na câmara e tentar esconder os crimes cometidos para se livrar deles e passar o atestado de bom garoto, de good boy as avessas…tua cara não engana, tens na veia a corrupção em todas tuas entranhas……

    Curtir

  5. Porcaria. Crime é crime, em qualquer tempo. Sem esta de crime no cargo de função, ou mandato, pessoa física ou de função ou político, e afins. Cometeu crime, qualquer que seja a matiz, tem que ser julgado e se condenado, vai para cadeia raios que o parta. Começa pela primeira instância e sobe escadaria das togas, caramba, só despesas e desperdícios. Fim pleno de foro privilegiado.Uma vergonha da humanidade.

    Curtir

  6. Tem que votar sim a nova lei de abuso de autoridade pelo bem dos mais pobres que sofre nas maõs da mais violenta policia do mundo !

    Curtir

  7. Este Rodrigo Maia e mais um câncer no cenário político do Brasil ,e quanto mais tempo ele fica no poder se propaga a impunidade dos ladrões dá quadrilha dele!

    Curtir

  8. Ademilci Coelho

    Classe política desse Brasil, podre, imunda e bandida!!! Não vamos reeleger ninguém e deixar com que todos caiam no colo do Juiz Moro! Será que isso o povo aprende?

    Curtir

  9. Mais uma “pérola” defecada pelo “criativo” pretendente à legislador-sem-voto, Bostoso… está já faz tempo que merece um pedido de impeachment no Senado… consegue ser mais cara-de-pau que o “fatiador” que leva whisky…

    Curtir