Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Senador quer que PGR investigue Temer por devassa contra ministro

Randolfe Rodrigues considera que presidente cometeu crime ao usar o aparato do Estado para espionar Edson Fachin, relator da Lava Jato

A oposição prepara uma série de ações contra o presidente Michel Temer após a revelação, feita por VEJA, de que o governo acionou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para fazer uma devassa na vida do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Já no início da semana, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) promete apresentar uma denúncia contra Temer na Procuradoria-Geral da República. Ele sustenta que o presidente cometeu crime ao usar o aparato do Estado para espionar um ministro que o investiga.

“Não há dúvida de que nós temos na Presidência um criminoso que atenta contra as regras básicas do Estado Democrático de Direito. Essa gravíssima denúncia de que a Abin foi utilizada para investigar um ministro é de um absurdo completo. Isso é característico das piores ditaduras”, disse Randolfe.

Neste sábado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, condenou a investida do governo contra Fachin e afirmou que em vez de se fortalecer a democracia com iniciativas condizentes com os anseios dos brasileiros, “adotam-se práticas de um Estado de exceção”.

Já a PGR deve apresentar, nos próximos dias, denúncia contra Temer com base nas revelações feitas no âmbito da delação do grupo JBS. Para ter continuidade, porém, a ação precisa do aval de dois terços da Câmara (342 deputados). O governo arma uma tropa para blindar a ação.

Outras medidas

Em outra frente de ação, o senador Randolfe Rodrigues quer que o ministro-chefe de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, e o diretor-geral da Abin, Janér Tesch Alvarenga, compareçam ao Senado para darem explicações sobre o episódio. Ele vai apresentar requerimentos de convocação dos dois às comissões de Constituição e Justiça e Relações Exteriores e Defesa Nacional. O senador ainda pretende consultar juristas para avaliar a apresentação de um novo pedido de impeachment contra Michel Temer.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. O resultado funesto de Gilmar Mendes em passar a mão na cabeça da cobra é este!… veneno para todos os lados e o cheiro da destruição. Acorda… Brasil.

    Curtir

  2. jose roberto

    Se todos esses acontecimentos forem transformados em filme, não importa o resultado e quem vença, será o único em que o bandido vence no final.

    Curtir

  3. Imagino que a mão invisível do defensor dos corruptos, o ministro Gilmar Mendes, esteja por trás desta nefasta atitude o chefe da quadrilha que tomou o poder.

    Curtir

  4. Agora Randolfe Rodrigues, o esquerda radical que defendeu Dilma até o último minuto, virou amigo de vocês? E Fachin também?

    Curtir

  5. Nao entendo o motivo de estarem tao ” p’) da vida com uma investigacao do Fachin e do Janot.- Se o Lula, a Dilma, o temer, o Aecio, e um monte de outros sao investigados, porque nao se pode investigar os dois , sera que eles sao acima da lei, especialmente apos ao ” acerto” que os dois fizeram com os Batista, que diga se de passagem e uma bofetada na cara de qualquer brasileiro decente. Pode ser que os motivos nao tenham sido os mais honrados , mas se houve uma investigacao faz sentido. Como dizia meu avo, ” O pau que da em Chico da em Francisco”!

    Curtir

  6. Manoel Oliveira Santos

    A Rede Globo deve estar querendo por o Beira Mar na presidência, no lugar do Temer.

    Curtir

  7. Paulo Bertazzi

    Harry Potter tá nervoso. Tá faltando troca troca com a bicha do baleia wiily

    Curtir

  8. Vicente Otávio da Fonseca

    É Randolfe Rodrigues! E quem vai investigar o pgr e o fachin? O Presidente não pode receber um empresário no palácio, que é a sua casa e o ministro pode dormir na casa deste próprio empresário? Jantar lá? Voar no avião dele? Aguardo suas respostas!

    Curtir

  9. Mário Sergio Centini

    Esse Randolfe vive correndo atrás de holofotes…

    Curtir

  10. antonio bento furtado de mendonça neto

    Lula na cadeia JÁ!

    Curtir