Saiba quem são os brasileiros suspeitos de planejar atentado

Confira os nomes de 14 alvos da operação Hashtag. Dez foram presos nesta quinta-feira pela PF

O grupo de brasileiros alvo da Operação Hashtag da Polícia Federal, que prendeu dez pessoas sob suspeita de tramar ataques terroristas durante a Olimpíada, inclui catorze nomes – alguns deles adotaram nomes árabes ou falsos para se comunicar nas redes sociais: Alisson Luan de Oliveira, Antonio Andrade dos Santos Junior (Antonio Ahmed Andrade), Daniel Freitas Baltazar (Caio Pereira), Hortencio Yoshitake (Teo Yoshi), Israel Pedra Mesquita, Leandro França de Oliveira, Leonid El Kadri de Melo (Abu Khalled), Levi Ribeiro Fernandes de Jesus (Muhammad Ali Huraia), Marco Mario Duarte (Zaid Duarte), Matheus Barbosa e Silva (Ismail Abdul-Jabbar Al-Brazili), Mohamad Mounir Zakaria (Zakaria Mounir), Oziris Moris Lundi dos Santos Azevedo (Ali Lundi), Valdir Pereira da Rocha (Valdir Mahmoud) e Vitor Barbosa Magalhães (Vitor Abdullah). Da lista, dois suspeitos foram conduzidos coercitivamente para depor e outros dois estão foragidos. El Kadri e Pereira da Rocha já foram condenados por homicídio.

Levantamento de VEJA publicado nesta semana revela que 32 brasileiros juraram fidelidade ao Estado Islâmico. Pelo menos quatro deles, incluindo Vitor Magalhães e Antônio Andrade dos Santos (o último à direita e o primeiro à esquerda) estão entre os investigados pela Operação Hashtag.

Suspeitos – Mohamad Mounir Zakaria é brasileiro e dono de cinco empresas de confecção na região do Brás, bairro onde mora em São Paulo. As confecções de Zakaria, a exemplo da Raio Jeans Confecções, ficam na Rua Barão de Ladário. Ele também trabalhou na Rua Oriente, um dos principais pontos de venda do Brás, e é o 2º diretor de patrimônio da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, cuja mesquita fica no Pari, bairro próximo do Brás na capital paulista.

O sul-matogrossense Leonid El Kadri é mecânico em uma agropecuária em Campos de Júlio (MT), cidade onde vive. Ele já cumpriu pena de 18 anos e oito meses de prisão por homicídio e roubo qualificados. Durante o período em que esteve preso em Araguaína (TO), El Kadri chegou a fugir da prisão e se apresentou em Vila Bela da Santíssima Trindade (MT). No mesmo processo foi condenado  Valdir Pereira da Rocha. Atualmente divorciado, El Kadri estudou em uma escola evangélica, participou de um grupo escoteiro no Tocantins entre 1989 e 2000 e cursa engenharia mecânica na Faculdade Anhanguera.

Zaid Mohammad Abdul-Rahman Duarte nasceu Marcos Mário Duarte em maio de 1974 na cidade maranhense de Ilha de São Luis do Maranhão. Convertido ao islamismo há treze anos, ele vive em Amparo (SP) e se declara idealizador, fundador, vice-presidente e Emir da Sociedade Islâmica do Maranhão.

Ele assina um blog chamado Islam Maranhão, cuja imagem principal diz, em inglês: “você está entrando em uma zona controlada pela Sharia. Regras islâmicas aplicadas”. A Sharia é o conjunto de leis que rege o islamismo.

Em postagens no blog, Zaid Duarte publica textos de apologia ao Estado Islâmico e ao anti-americanismo. “Eu não sou o primeiro nem o único nem o último muçulmano vivendo num país ocidental vítima de todo tipo de má sorte imposta pela propaganda guerreirista que a mídia sensacionalista pró-guerra sangrenta americana vem travando contra a religião de Allah”, escreveu Zaid Duarte em uma postagem em novembro de 2015.

Investigação – A Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal monitorou mensagens trocadas pelos brasileiros em redes sociais, especialmente via Telegram e Whatsapp, e detectou conversas em que eles demonstravam apoio aos últimos atentados do Estado Islâmico e faziam referências a uma tentativa de compra de uma arma no Paraguai.

Um dos investigados entrou em contato, por e-mail, com um fornecedor de armas clandestinas naquele país, solicitando a compra de um fuzil AK-47. A PF não sabe se o grupo tinha apoio financeiro externo. “Houve pedido do líder [do grupo] para que começassem a pensar uma forma de financiamento, mas não houve [o financiamento em si]”, relatou o ministro.

Nas conversas monitoradas com autorização judicial, os suspeitos, que em parte utilizavam nomes fictícios para se identificarem, também discutiam táticas de guerrilha e propagavam intolerância racial, de gênero e religiosa. Pelo menos um menor de idade participava das conversas, enquanto dois dos brasileiros investigados já haviam sido condenados por homicídio. Foram interceptadas mensagens de comemoração pelas execuções feitas pelo grupo extremista no Oriente Médio e pelos recentes massacres em Orlando e em Nice.

As prisões e buscas na Operação Hashtag foram realizadas no Amazonas, Ceará, Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Uma ONG com atuação na área humanitária também é investigada por evidências de que fez palestras que incitavam o público a favor do Estado Islâmico. O presidente da instituição foi levado coercitivamente para prestar esclarecimentos.

O recrutamento do grupo preso nesta quinta-feira foi feito via internet, prática habitual do Estado Islâmico. Não houve contato direto do grupo de brasileiros com terroristas do grupo, embora um deles tenha informado nas mensagens trocadas que estaria disposto a viajar ao exterior para se encontrar com líderes extremistas.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. luis carlos araujo

    Que lástima,ocorrer aqui no BRASIL, tamanhas barbaridades,como (corrupçâo,brigas em dias de futebol,os presídiarios fazendo contactos com celulares,(LADRONEGEM EM TODAS AS RAMAS.
    ESTA FALTANDO QUEM, DEVE RESOLVER) ( O BRASIL ESTÁ A DERIVA.

    Curtir

  2. Carlos Miguel Fagundes

    É bem capaz que o EI, que provavelmente nem os conheça, os decapite em praça pública por colocarem a eficiência do grupo terrorista em xeque. Idiotas!!!!

    Curtir

  3. Israel, Levi de Jesus… alguma coisa de errada não está certa com os nomes. Rsrs

    Curtir

  4. Claudio Volcker

    É lastimável que gentália como eles veneram oEI. Deveriam sim serem deportados para lá.

    Curtir

  5. José de Oliveira Abreu

    O QUE DIZER DESTES CRETINOS IMBECIS, UNS IDIOTAS QUE QUEREM TER SEUS CINCO MINUTOS FAMA, E PELO VISTO OS BABACAS CONSEGUIRAM.

    Curtir

  6. jeferson lima

    É só entregá-lo para os americanos, para que esclareçam essa palhaçada em guantanamo.

    Curtir

  7. Filipe Marques

    Obviamente pessoas inocentes estão sendo vítimas de politicagem, patrocinadas por essa mídia manipuladora.

    Curtir

  8. Teresinha Beatriz Arantes de Sousa

    Filipe Marques, leave esses “inocentes” pra sua casa, então… Petista acéfalo

    Curtir

  9. Moises Santos

    Só tem um jeito de evitar tudo isso; é cancelar essa olimpíada!!!

    Curtir

  10. Micky Oliver

    Cadeia para todos eles!!!! Fanatismo religioso é uma das coisas que mais me tiram do sério, além de burrice, corrupção, comunismo e impunidade!

    Curtir

  11. roges alberto poerschke

    Se gostam de emoção, tirar vidas de inocentes entre outras maldades peguem um camarada e entregue para um bom policial durante 2 horas, com um cabo eletrico 220 Volts. Isso garante descobrir todas conexões destes bandidos covardes que se acham melhores que os outros.

    Curtir

  12. Márcia Liana

    Esses atentados são organizados nas mesquitas. A população já não acredita no mito do muçulmano bonzinho. Todos os maometanos são a favor de ataques contra Israel e EUA. Se existir muçulmano “bonzinho”, onde está o repúdio generalizado aos ataques de Nice e Orlando.

    Curtir

  13. Pablo Santos

    Só essa foto aí já é motivo de sobra pra prender

    Curtir

  14. Rafael Maron Abdul Rahman

    Eu sou muçulmano, e já briguei com três dessas pessoas da lista, pelo fato de eles estarem agindo completamente fora do que prega a religião islâmica.

    Curtir

  15. Afonso Martins

    Por enquanto pode ser apenas um bando de babaca querendo fazer gracinha, se deixar eles criarem asas por certo virão a matar dezenas ou centenas de inocentes. Cadeia braba pra todos eles. vestidos do jeito que estão vão virar noivas num instante pra acabar com a palhaçada.

    Curtir

  16. ESTA FALTANDO ALGUEM, QUE PODE SER A MAIS IMPORTANTE, JA FOI PRESA COMO ELA MESMA CONFESSA COMO “TERRORISTA”, POR QUE AINDA NÃO FOI PRESA? O BRASIL INTEIRO QUER SABER. AGRADECEMOS QUANDO ISSO ACONTECER…

    Curtir

  17. Olha as caras dos idiotas! Gente feia assim só pode defender o Islã e os costumes perversos extremistas! Só podem seguir uma religião que compra mulher de cara e corpo escondido, que podem serem pedófilos, matar em nome da Jihad (luta) para tentar converter o mundo a seguir a religião idiota dessa gente. Disseram que aparentemente são despreparados?. Tem até 2 assassinos entre os malandros e vi uma foto de outro segurando um fuzil. São sim perigosos, idiotizados pela doutrina perigosa da tal Jihad do Islã extremista, e merecem apodrecerem na cadeia. Se eu pudesse mandava todos para serem interrogados pelos EUA e serem presos em uma cadeia de segurança máxima para terroristas americana no meio do nada, sem direito a ver família e tal.

    Curtir

  18. Gilberto de Abreu Junior

    Os trapalhões versão 2016!!!

    Curtir

  19. João Angelo Nunes

    Há bastante semelhança entre estes criminosos e o perfil dos petistas, inclusive se parecem bastante com a esquerda que domina dos professores da USP….notem os detalhes, barba do Lula, roupas da Dilma, linguagem “barraqueira” e olhar de criminosos….

    Curtir

  20. Fernando BHZ

    Olimpifias

    Curtir

  21. Pedro Fontinelly

    @pedrofontinelly
    excelente furo de reportagem, estava ontem na Redação do @canaltx4 perguntando ao pessoal quem seriam essas figurinhas carimbadas. Ai estão finalmente, todas reveladas. Quer dizer então, que em sua maioria eram muçulmanos mesmo? hmmmm, interessante heim!

    Curtir

  22. Rafael Mueller

    Que bando de otários! Será que digo pra esses muçulmanos que deus nem existe, ou os mantenho maldosamente na ignorância cretina da sua fé em alá?

    Curtir

  23. Claudio Roberto Coriliano

    Bom dia a todos!

    Sinceramente acho que nenhum de voces conhece a historia do Brasil, e desconhece tambem quem promoveu o maior atentado terrorista por aqui. Mais de um milhão e meio de indios mortos e incontavel o numero de negros mortos simplesmente por não aceitarem nomes biblicos que era imposto por um religioso hoje muito famoso na historia mal contada do Brasil. Sem falar que o país mais violento do mundo tem a identidade dos Cristãos ops digo assassinos em sigilo!!!!

    Curtir

  24. Reginaldo Gadelha

    Que seja criada uma Lei para prender esse tipo de gente, sem previsão de libertacao . O braço da lei deve ser pesado contra quem atenta contra a vida dos brasileiros.

    Curtir

  25. Cesar8002UTB

    Que bando de idiotas…

    Vamos lembrar também que o governo do PT morria de amores pelas organizações terroristas e as apoiava.

    Curtir

  26. Glautio Bindo

    Olho por olho dente por dente,coloca num paredao e prega fogo em todos esses terroristas que matam até crianças!!!

    Curtir

  27. Gilberto Salomi

    Basta não permitir entrada de islâmicos no Brasil. PROBLEMA SOLUCIONADO!!!

    Curtir

  28. Sidney Nunes Costa

    O APOCALIPSE FINALMENTE CHEGOU. A HUMANIDADE ENTROU EM UM ESTADO DE DEGRADAÇÃO NUNCA VISTO ANTES. NEM EM SODOMA E GOMORRA PRATICOU-SE TANTA IMORALIDADE E INTOLERÂNCIA. A DIFERENÇA É QUE SODOMA E GOMORRA EXISTIRAM HÁ MAIS DE 3 MIL ANOS E NEM EXISTIA A CIÊNCIA COMO CONHECEMOS HOJE.

    Curtir

  29. Fabricio Aguirre

    Pior é que tem gente que cai nessa… Não se dão conta do cenário em volta.

    Curtir

  30. Pergunta ao ‘Ministro’. Temos um ministro amador, já que nunca foi ministro e não possui ‘experiência’ como ministro. O ministro amador disse que os terrorista são ‘amadores’ como ele.
    Para o ministro, os terroristas são amadores. Deverão ser encarados como ‘profissionais’ depois que explodirem ou se explodirem. Estamos perdidos.

    Curtir

  31. JÁ NÃO chega a petralhada nos matar, mutilar, com seus roubos bilionários agora mais isso, pena de morte já, crimes ediondos e terrorismo, chega de morrer inocentes, chega de ter famílias dizimadas, mutiladas pelo resto da vida, CHEGAAAAA…. pena de morte já…

    Curtir

  32. José Airton Souto Costa lima

    Organizações Terroristas Tabajara, ou terroristas de araque! Ou nem isso, para sorte nossa!

    Curtir

  33. Porque não colocam esse carioca idiota em cadeia de segurança máxima. mandando amadores para lá, Porque não colocam os corruptos que assaltaram o país em segurança máxima, para esses dão tornozeleiras para promover festas e banquetes. Careca você é um amador.

    Curtir

  34. RJmauinho Marinho Augusto

    Esse bando de zé ruela não aguenta um tapa na orelha

    Curtir

  35. Rodrigo Queiroz

    Parabens para a Policia Federal! Uma das únicas instituições que orgulha o povo brasileiro!!!

    Curtir

  36. marina vieira

    Correção, uma pessoa não pode ser sul matogrossense sendo de MT.

    Curtir

  37. Gordo Junior

    ai sim sou a favor de se comprovado envolvimento com estes fanáticos para não dizer loucos com terrorismo deve se amarrar uma granada nos mesmos e deixalos comprir sua meta em local deserto para fazerem o que eles gostao se explodir e cobra a granada da família

    Curtir