Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PE vai pagar intercâmbio para alunos do 2º grau

Por Angela Lacerda

Recife – O governo de Pernambuco vai bancar curso de inglês, a partir do dia 21, para 24 mil alunos de escolas estaduais de ensino médio e os que tiverem melhor desempenho terão direito a fazer intercâmbio por um semestre letivo nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá ou Nova Zelândia. A expectativa é de que em setembro do próximo ano 800 jovens pernambucanos de todas as regiões do Estado viajem para a experiência no exterior.

O anúncio do programa, batizado de “Ganhe o Mundo”, foi feito na manhã de hoje pelo governador Eduardo Campos (PSB), no Palácio do Campo das Princesas. “Estudar uma língua é algo fundamental para a carreira profissional e a iniciativa vai valorizar muito a escola de ensino médio, vai voltar a encantar os jovens que precisam sentir na escola uma maior identidade com o seu projeto de vida”, afirmou o governador.

Numa primeira etapa, o programa, que representa um investimento de R$ 50 milhões, vai atender a 24 mil estudantes (24% do total dos matriculados no ensino médio) de 273 escolas em 124 dos 184 municípios pernambucanos. Serão 800 turmas, de 30 alunos cada, com 162 horas/aula em horário extracurricular. Um de cada turma será selecionado pelo desempenho para fazer o intercâmbio. Das 273 escolas, 33 delas vão oferecer a opção do curso de espanhol. Por enquanto, o intercâmbio contemplará apenas os países de língua inglesa. O governo está em negociação com países de língua espanhola – Espanha, Chile e Uruguai.