Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O vexame histórico do TSE

Ministros excluem delatores do processo, absolvem chapa Dilma-Temer apesar de ‘provas oceânicas’ e dão sobrevida ao presidente no cargo

Nunca, na história eleitoral do Brasil, houve tantas provas de maracutaias numa campanha – e o Tribunal Superior Eleitoral, num julgamento abominável, achou que a chapa eleita não merece nenhum tipo de punição. Nem mesmo confissões assinadas, contas-correntes documentadas e registros de um frenético trânsito de malas recheadas de dinheiro foram suficientes para convencer os ministros do TSE de que a chapa Dilma-Temer foi financiada por um maiúsculo esquema de corrupção.

Em juridiquês, a maioria dos ministros decidiu que a delação da Odebrecht, que no dizer do ministro relator, Herman Benjamin, trouxe “oceânicas, incontestes e vastíssimas” provas de corrupção, não poderia ser incluída na ação que pedia a cassação da chapa. Eles entenderam que, se incluíssem tal delação, estariam alargando o começo da ação, dando-lhe uma amplitude supostamente indevida e, assim, cometendo uma injustiça. Preferiram, então, ignorar as oceânicas, incontestes e vastíssimas provas de corrupção – e por 4 votos a 3, absolveram o presidente Michel temer e a ex-presidente Dilma Rousseff da ação de abuso de poder político e econômico. Pela absolvição, votaram os ministros Napoleão Nunes Maia, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira de Carvalho e Gilmar Mendes. Pela cassação do mandato de Temer e pela perda dos direitos políticos de Dilma, votaram Luiz Fux, Rosa Weber e Herman Benjamin.

O julgamento, tal como foi, só reforça os piores preconceitos sobre o Judiciário – de que julga não conforme a lei, mas conforme a cara do réu. É um vexame talhado para entrar na história.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José Roberto

    Decisão coerentíssima, levando em conta a situação falimentar do país. Uma decisão contrária com esse congresso todo corrompido, como se elegeria um presidente? com esse resultado, os comunas que alardeavam eleições diretas foram recolhidos à sua insignificância. “DIRETAS JÁ ERA”, LULA NÃO FOI DESSA VEZ, VOCÊ IRÁ DIRETAMENTE PRÁ CELA.

    Curtir

  2. José Westie

    Noutra postagem coloquei: afinal, a Justiça é cega! Este julgamento no TSE comprovou isso. É cega! Bufa! Incoerente. Viciada.

    Curtir

  3. Fernanda Ramos

    Para que serve SUPREMO TRIBUNAL ELEITORAL ??? Mais um tribunal contra o POVO que paga seus salários . Basta¹!!! O povo não aguenta mais tanta maldade . O Ministro Gilmar chorar pelo amigo assassinado , nada contra , mas ele devia chorar pelo POVO que morre todo dia por falta de assistência e que ainda lhe paga o ALTÍSSIMO salário . REVOLTANTE !!!!

    Curtir

  4. Adriano xhaves

    O judiciário desmoralizado. Uma grave infecção política no judiciário está transformando o Brasil numa republiqueta. Não há como atenuar a corrupção enquanto houver tanto poder nas mãos dos corruptos.

    Curtir

  5. Marcelo Silva

    AGORA SÓ O EXERCITO BRASILEIRO PARA TIRAR A BASE DA FORÇA ESSES CRÁPULAS DO PODER. POR ACASO A IMPRENSA TEM OUTRA SOLUÇÃO ?

    Curtir

  6. José A. K. Joch

    Resumo da farça: em 2016 o Temer iria escapar ileso e de graça quando o min. Mendes deu seu voto pelo aprofundamento das investigações. Segurou por 5 meses o processo para dar tempo do Tener substituir 2 ministros com gente de confiança. No julgamento aliou-se ao min. Napoleão que recebeu a senha no envelope com as fotos da netinha, para desconsiderar seu voto anterior e livrar o Temer. De graça?

    Curtir

  7. Jefferson Weiller

    Julgamento histórico? O mais correto é “Vergonha Histórica”, capitaneada por Gilmar Mendes. Vergonha.

    Curtir

  8. Só uma perguntinha básica : se a Dilma ainda fosse presidente e estivesse com mandato sendo julgado, como votariam os Ministros Fux, Rosa e Benjamin ?/?/ Para cassá-la ?/?/? kkkkkkk…contem outra que essa foi boa !!!!

    Curtir

  9. Jorge Nascimento

    Enquanto o Gilmar Mendes não virar pó….a situação do Brasil vai continuar como sempre. Num lamaçal sem fim…

    Curtir

  10. Luiz Carlos de Siqueira

    São esses lixos que temos para hoje em nossa história vergonhosa!

    Curtir