O Ciclo do Ouro não acabou em Minas

Estado é responsável por dois terços das exportações brasileiras do metal. A produção é tão volumosa quanto a do auge do século 18

A busca pelo ouro está na gênese da colonização de Minas Gerais. A História conta como, no fim do século 18, depois de décadas de exploração, o fim das reservas gerou uma grave crise econômica. Mas a verdade é que, duzentos e trinta anos depois do encerramento do chamado Ciclo do Ouro, o Estado continua ganhando dinheiro com a venda do metal precioso. Daqui saem dois terços das exportações brasileiras de ouro.

Entre 2012 e 2013, Minas enviou 16,3 toneladas de ouro para o exterior, um volume equivalente ao do auge da produção no século 18. Esse comércio movimentou mais de 2 bilhões de dólares. Os métodos, claro, em nada lembram os métodos da época de Tiradentes: em Nova Lima, de onde sai a maior produção de ouro em Minas Gerais, máquinas de alta tecnologia extraem o metal a uma profundeza de até 3.000 metros. Em Paracatu (MG), outro polo de exploração aurífera na região norte do Estado, a gigantesca área de mineração ocupa quase tanto espaço quanto o centro da cidade. Uma coisa não mudou: a maior parte do ouro produzido aqui continua sendo enviada para a Europa.

A Expedição VEJA está cruzando Minas Gerais de Norte a Sul. Nossa próxima parada será em Sete Lagoas (MG), a 70 quilômetros de Belo Horizonte, para mostrar como a cidade se transformou em um importante polo industrial. Neste sábado, nosso ônibus vai ficar parado na Praça da Feirinha.

Mapa: A jornada de VEJA quilômetro a quilômetro

Mural: A Expedição nas redes sociais

Saiba quando a Expedição VEJA vai chegar a cada cidade
Datas* Cidade
6/5 Jundiaí/SP
7/5 Joinville/SC
9/5 Não-me-toque/RS
11/5 Guarapuava/PR
12/5 Três Lagoas/MS
14/5 Rondonópolis/MT
15/5 Sorriso/MT
17/5 Barra do Garças/MT
18/5 Brasília/DF
19/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
21/5 Cristino Castro/PI
22/5 Picos/PI
23/5 São Gonçalo do Amarante/CE
25/5 Iguatu/CE
26/5 Petrolina/PE
28/5 Irecê/BA
29/5 Janaúba/MG
30/5 Sete Lagoas/MG
1/6 Porto Real/RJ
3/6 São José dos Campos/SP