Muita terra e pouca gente: MS tem espaço para crescer

Expedição VEJA percorre Estado, que tem população equivalente à de Belo Horizonte em um território tão grande quanto o da Itália

Desde que deixou Três Lagoas (MS), na divisa com São Paulo, o ônibus da Expedição VEJA passou a transitar na parte do Brasil com a menor densidade populacional. É a região formada por nove estados das regiões Centro-Oeste e Norte, todos com menos de oito habitantes por quilômetro quadrado – um terço da média nacional.

Mato Grosso do Sul é um desses Estados. No caminho para Sorriso (MT), nossa equipe cruzou poucas (e pequenas) cidades, à exceção de Campo Grande. O território sul-mato-grossense é maior do que o da Itália, mas a população de 2,6 milhões de habitantes equivale à da cidade de Belo Horizonte.

Cinco séculos após o início da ocupação do território brasileiro, a distribuição populacional continua pendente para o leste, mais perto do Oceano Atlântico. O grande potencial de crescimento das terras a oeste e ao norte ajuda a explicar exemplos de crescimento econômico rápido como o de Sorriso (MT).

O percurso pelas estradas de Mato Grosso do Sul também confirma a mudança no perfil econômico do Estado nos últimos quinze anos. A paisagem predominante é a das plantações de eucalipto e das fazendas produtoras de grãos.

A pecuária persiste, mas o rebanho tem diminuído nos últimos anos. A criação de gado tem perdido espaço para a agricultura e a indústria. Hoje pecuária é significativa sobretudo na região pantaneira, mais ao oeste – onde as condições de plantio são hostis.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

Sorriso será o quinto ponto de parada da Expedição VEJA, que já passou por Jundiaí (SP), Joinville (SC), Não-Me-Toque (RS) e Três Lagoas (MS). Tem algo a dizer sobre o desenvolvimento de Sorriso? Converse conosco pelas redes sociais por meio da hashtag #expedicaoveja.

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP