Monumentos amanhecem pichados em São Paulo

Monumento às Bandeiras e estátua do Borba Gato apareceram pintados com tinta verde, amarela e rosa. Tema foi abordado no debate desta quinta

O famoso Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, amanheceram pichados com tintas coloridas na manhã desta sexta-feira. Nos dois casos, os monumentos foram pintados com tinta verde, amarela e rosa. Uma equipe da prefeitura começou a limpeza por volta das 8h no Monumento às Bandeiras, lavando-o com jatos de água e um produto solvente que não agride o granito. Ao lado da estátua de Borba Gato também tinha cascas de ovos.

Leia também:
João Dória faz pergunta sobre pichação e vandalismo para Marta Suplicy

O Monumento às Bandeiras foi feito pelo modernista Victor Brecheret em homenagem aos bandeirantes paulistas. A escultura foi inaugurada em 1954. Já a estátua de Borba Gato representa Manuel Borba Gato, que acompanhou a expedição do bandeirante Fernão Paes Leme. Por lei, a pichação em monumentos tombados prevê detenção entre seis meses a um ano, além do pagamento de multa em valor a ser estipulado pela Justiça.

Debate da Globo

Coincidência ou não, na noite desta quinta-feira, durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo transmitido pela TV Globo. O tucano João Doria falou  que a cidade “está à beira do abandono, maltratada” e que a “zeladoria da cidade é inexistente”, e questionou Marta Suplicy (PMDB) sobre seus planos para pichação e vandalismo. Respondendo à questão, a candidata disse que atos de vândalos não serão permitidos em sua gestão, mencionando, inclusive, que era lamentável ver pichações em monumentos como o de Brecheret. “Arte sim, vandalismo não”, concordou Doria. “Você tem razão.” 

 

Estátua de Borba Gato amanhece pichada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo (SP). Ao redor da estátua havia cascas de ovo com restos de tinta - 30/09/2016

Estátua de Borba Gato amanhece pichada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo (SP). Ao redor da estátua havia cascas de ovo com restos de tinta – 30/09/2016 (Mauro T/Futura Press/Folhapress)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Enriqueta Rojas

    Pena grande . Há dois anos estive em São Paulo e fiquei maravilhada com esse monumento aí do Becherel . Não entendo essa sacanagem de fazer pichadas nele , pena .

    Curtir

  2. O Brasil é um esgoto a céu aberto .

    Curtir

  3. Luiz Carlos Bittencourt

    coisa de porco ignorante … nem sabem o que os monumentos significam … ignoram o passado, não sabem o que querem para o futuro

    Curtir

  4. Argemiro Miro Silveira

    Eles não estão pichados…estão coloridos

    Curtir

  5. Alex Cardozo

    Resultado da geração merthiolate que arde, alimentados com pão sem gluten e creditando que são “sem sexo”. Acreditam que o Che ainda está vivo eo professorsinho de esquerda da usp é o cara mais inteligente do mundo e que pixação é arte. Vão trabalhar!

    Curtir

  6. Essa é a obra de arte dos esquerdistas!! As vezes eles fazem cocô também… Fazer o quê, cada um contribuiu com o que tem, né?

    Curtir