Monumentos amanhecem pichados em São Paulo

Monumento às Bandeiras e estátua do Borba Gato apareceram pintados com tinta verde, amarela e rosa. Tema foi abordado no debate desta quinta

O famoso Monumento às Bandeiras, em frente ao Parque do Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato, em Santo Amaro, amanheceram pichados com tintas coloridas na manhã desta sexta-feira. Nos dois casos, os monumentos foram pintados com tinta verde, amarela e rosa. Uma equipe da prefeitura começou a limpeza por volta das 8h no Monumento às Bandeiras, lavando-o com jatos de água e um produto solvente que não agride o granito. Ao lado da estátua de Borba Gato também tinha cascas de ovos.

Leia também:
João Dória faz pergunta sobre pichação e vandalismo para Marta Suplicy

O Monumento às Bandeiras foi feito pelo modernista Victor Brecheret em homenagem aos bandeirantes paulistas. A escultura foi inaugurada em 1954. Já a estátua de Borba Gato representa Manuel Borba Gato, que acompanhou a expedição do bandeirante Fernão Paes Leme. Por lei, a pichação em monumentos tombados prevê detenção entre seis meses a um ano, além do pagamento de multa em valor a ser estipulado pela Justiça.

Debate da Globo

Coincidência ou não, na noite desta quinta-feira, durante o debate entre candidatos à prefeitura de São Paulo transmitido pela TV Globo. O tucano João Doria falou  que a cidade “está à beira do abandono, maltratada” e que a “zeladoria da cidade é inexistente”, e questionou Marta Suplicy (PMDB) sobre seus planos para pichação e vandalismo. Respondendo à questão, a candidata disse que atos de vândalos não serão permitidos em sua gestão, mencionando, inclusive, que era lamentável ver pichações em monumentos como o de Brecheret. “Arte sim, vandalismo não”, concordou Doria. “Você tem razão.” 

 

Estátua de Borba Gato amanhece pichada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo (SP). Ao redor da estátua havia cascas de ovo com restos de tinta - 30/09/2016

Estátua de Borba Gato amanhece pichada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo (SP). Ao redor da estátua havia cascas de ovo com restos de tinta – 30/09/2016 (Mauro T/Futura Press/Folhapress)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Deixa assim, ficou bonito.

    Curtir

  2. Rafael Moron

    nao acredito q tenha acéfalos que defendam esses vagubundos, deveriam quebrar todos os dedo das mãos deles, para não conitnuarem fazendo essas porcarias, pq nao fazem na casa deles???

    Curtir

  3. Adriano Titonelli

    Se em um muro qualquer é arte, porque aí é pichação?

    Curtir

  4. Alex Thistle

    Paula vc é uma grande idiota, quem faz isso tinha que ser preso mas primeiro tinha que limpar.

    Curtir

  5. Micky Oliver

    A turma dos mortadelas lixos fazendo das suas!!! Nunca foram as aulas de história nem de educação moral e cívica! Aliás, nem sabem o que são isso!

    Curtir

  6. Cecília Melo

    Mas ficou legal mesmo

    Curtir

  7. Wanderson Luis

    Borba gato nunca foi tão bonito ❤

    Curtir

  8. Mauricio Reppetto

    Ambos os monumentos foram pichados e ninguém, nem a atual administração municipal petralha, viram nada… Ai tem coisa. No mais bando de gente mais sem noção, difícil de encontrar.

    Curtir

  9. ANTONIO ANISIO

    Eu estava pensando em votar no Haddad,mas depois desta gota d’água,que foi este vandalismo,vou radicalizar:Vou votar no Dória,porque ele não deixará isto acontecer nesta cidade que eu amo!!

    Curtir

  10. Dirceu Junior

    Isso é coisa de petista revoltado. Cambada de vagabundo. Deviam tomar uma surra.

    Curtir

  11. Esse tipo de vandalismo tem cheiro de mortadela.

    Curtir

  12. Estética à parte (teve alguns leitores que elogiaram por ter “ficado bonito”…), o fato é que os monumentos históricos precisam ser preservados e mantidos da forma como foram concebidos, pois não são simples manifestações artísticas – eles contém signficados históricos e homenagens. Mesmo a estátua do Borba Gato, que nunca foi uninanimidade no critério “beleza”.

    Curtir

  13. Pensando bem, os leitores Paula, Cecília e Wanderson, que acharam que esse vandalismo caiu bem e ficou bonito, são a prova de que as pessoas, hoje em dia, aceitam qualquer merd@ com arte.

    Curtir

  14. Fábio Luís Inaimo

    Convidaria os pichadores de plantão a fazer uma “arte” nas casas de quem achou isso bonito!

    Curtir

  15. “Ao lado da estátua de Borba Gato também tinham cascas de ovos.”
    TINHAM? Bem no estilo de “Houveram Olimpíadas” – que decepção, Veja…

    Curtir

  16. Leticia Rodrigues

    quem realmente estudou historia sabe que as pessoas representadas ai nesses “monumentos” não eram boas, eram caçadores de indios pra escravização e genocídas. Nenhuma estátua de heroi mostra um heroi realmente, e sim um assassino, estuprador e etc

    Curtir

  17. Para quem comenta que gostou, devemos considerar não responsável pelos atos e falas. Se gostou podemos fazer o mesmo com a sua residência ou trabalho, ou o que for de sua responsabilidade?
    Para alguns que ainda vivem na idade da pedra tem que passar por leis como olho por olho, dente por dente.
    Acho que não precisa desenhar.

    Curtir

  18. Maristela Harume Ogatha Tabosa

    E a segurança cade???

    Curtir

  19. Clau Pachioni

    Servicinho de bandido pago por “partido”. Espero que tenham levado borrachada no lombo, quando pai e mãe não dá educação, de um jeito ou de outro o vagabundo acaba aprendendo.

    Curtir

  20. Vi a noticia e fiquei indignado, ao ler os comentários fiquei revoltado.
    Povinho ruim! Acha que “ficou bonito”?!?!?
    Mostra total ignorância da sua história, alienação de civismo e absoluta burrice.
    Gente ex-crota, povo de quinta, merece tudo que causa a si mesmo. Nunca vai ser gente evoluída. Vai ser sempre vira-latas.

    Curtir

  21. Enriqueta Rojas

    Pena grande . Há dois anos estive em São Paulo e fiquei maravilhada com esse monumento aí do Becherel . Não entendo essa sacanagem de fazer pichadas nele , pena .

    Curtir

  22. O Brasil é um esgoto a céu aberto .

    Curtir

  23. Luiz Carlos Bittencourt

    coisa de porco ignorante … nem sabem o que os monumentos significam … ignoram o passado, não sabem o que querem para o futuro

    Curtir

  24. Argemiro Miro Silveira

    Eles não estão pichados…estão coloridos

    Curtir

  25. Alex Cardozo

    Resultado da geração merthiolate que arde, alimentados com pão sem gluten e creditando que são “sem sexo”. Acreditam que o Che ainda está vivo eo professorsinho de esquerda da usp é o cara mais inteligente do mundo e que pixação é arte. Vão trabalhar!

    Curtir

  26. Essa é a obra de arte dos esquerdistas!! As vezes eles fazem cocô também… Fazer o quê, cada um contribuiu com o que tem, né?

    Curtir