Marca-passo é posto com sucesso em bebê

Por Fernanda Bassette

São Paulo – Adley Gabriel Gomes Sales, de 1 ano e 5 meses, que sofre de uma síndrome rara que o impede de respirar sozinho, foi operado ontem, com sucesso, em São Paulo. O menino recebeu um marca-passo no diafragma. O aparelho permitirá que ele se livre do respirador artificial.

A cirurgia durou três horas e foi realizada no Hospital Infantil Cândido Fontoura, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. O procedimento foi feito pelo cirurgião Rodrigo Sardenberg, e o valor total (cerca de R$ 500 mil) será pago pelo governo do Estado por determinação judicial.

Ao final da cirurgia, Sardenberg ligou o marca-passo para fazer um teste e se surpreendeu com os resultados. “A musculatura do diafragma do Adley respondeu muito melhor do que eu imaginava. Ele ficou uns cinco minutos desligado do respirador mecânico”, afirmou.

Adley voltou para a UTI e terá o marca-passo ligado nas próximas semanas, aumentando o tempo progressivamente: 20 minutos na primeira semana, 40 minutos na segunda e assim por diante. “Isso é necessário para condicionar a musculatura do diafragma dele”, diz Sardenberg. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.