Lula pediu a Odebrecht contratação de sobrinho, diz ex-diretor

PF se prepara para indiciar o ex-presidente por tráfico de influência


Desde que Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho do ex-presidente Lula, foi conduzido coercitivamente para depor em razão de seu súbito enriquecimento, uma luz vermelha se acendeu: como um ex-vidraceiro conseguiu tornar-se sócio de uma empresa com contratos internacionais? A suspeita de que Lula, o tio, estava por trás da crônica de sucesso começa a ser desvendada. As investigações policiais colheram indícios de que o ex-presi­dente ajudou o sobrinho a enriquecer numa triangulação que envolvia financiamentos do BNDES, lobby para a Odebrecht e contratos de obras internacionais. Com isso, a PF está pronta para mais um indiciamento de Lula — desta vez, por tráfico de influência.

Tudo começou em maio passado, quando a Polícia Federal cumpriu um mandado de condução coercitiva de Taiguara, suspeito de ser laranja de Lula. Na época, o ex-presi­dente emp­enhou-se em proteger o sobrinho, cuja defesa ficou a cargo — graciosamente — do advogado Roberto Podval. Deu resultado até aqui, mas as versões estão ruindo. O ex-dire­tor de relações institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar, ao negociar seu acordo de delação, afirmou que Taiguara foi contratado pela empreiteira a pedido de Lula. A contratação, revelada por VEJA em fevereiro de 2015, ocorreu no mesmo ano em que o BNDES aprovou um financiamento para a empreiteira construir a hidrelétrica de Cambambe, em Angola. Foi nessa obra que Taiguara prestou serviço à construtora e recebeu 3,5 milhões de reais. Antes de virar parceiro de negócios da Odebrecht, Taiguara era dono de uma pequena vidraçaria. Transformado em empreiteiro de uma hora para a outra, comprou uma cobertura, enamorou-se por carrões e ostentou riqueza nas redes sociais. Na esteira das viagens internacionais do tio Lula, prospectou negócios na América Central e na África. Taiguara sempre negou qualquer favorecimento da Odebrecht.

Alexandrino Alencar tem autoridade para estabelecer o elo entre Taiguara e Lula. Ele acompanhava o ex-­presidente nas viagens internacionais. E foi quem convidou Taiguara para fazer parte da comitiva que visitou o Porto de Mariel, em Cuba, outra obra construída pela Odebrecht com financiamento do BNDES. O testemunho de Alencar, que terá de ser provado caso a delação seja homologada, é reforçado pela PF. Depois de nove meses de investigação, a polícia concluiu que Lula fez tráfico de influência em favor da Odebrecht junto ao BNDES e a autoridades estrangeiras. Os delegados avaliam se o ex-presidente também pode ser enquadrado por corrupção. Um relatório da PF ao qual VEJA teve acesso diz que há “indícios de vantagens auferidas pelo ex-pre­sidente e seus familiares em decorrência de supostos serviços prestados”. Formalmente, a empreiteira contratava Lula para dar palestras no exterior e pagou-lhe, contando os repasses a seu instituto, 7,6 milhões de reais. Na prática, a polícia acredita que as palestras eram cobertura para o lobby que Lula fazia para a construtora em países como Angola, Cuba, Panamá e República Dominicana.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no iba clube.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fábio Luís Inaimo

    Olha só que bom exemplo……..de nepotismo!!

    Curtir

  2. Fábio Luís Inaimo

    Inventaram o neoPeTismo

    Curtir

  3. João carlos

    Esse porco de nove dedos tem os nove em todas as corrupções em que DILMA deu continuidade.

    Curtir

  4. João carlos

    Isso é para petistas idiotas que defende esse corrupto,ele está bilionário e vcs idiotas chupando dedo e comendo pão com mortadela.

    Curtir

  5. Sonia Vieira

    Não temos no Brasil família mais empreendedora e com ascensão meteórica como esta. É realmente incrível. Todos enriquecem do dia para a noite. Isso ele deveria ter ensinado àqueles que ele diz ter tirado da pobreza. Por que não ensinou???

    Curtir

  6. Tadeu Monteirinho

    Só roubalheira, patifaria dessa facção de Ptralhas corruptos, não?

    Curtir

  7. Ronaldo Silva Jr

    Nem Bill Gates tem uma família assim, de tanto sucesso.

    Curtir

  8. Pedro Guidelli Junior

    Ainda bem que não tem PT no governo de SP. Há se fosse 8 anos de PT em Sampa, o que seria?

    Curtir

  9. Quando a gente pensa que a coisa vai acabar …..vem a luz mais uma canalhice do LULADRÃO.
    Esse ser desprezível não conhecia limites……corrupto profissional , ser venal de quinta categoria.

    Curtir

  10. E imaginar que um dia esse homem pretendeu ser um Ban Ki-moon, secretário da ONU……..já imaginaram? Esse corrupto mentiroso numa função dessas? Esse LULA é uma farsa, uma mentira, um lixo moral , uma escória social.

    Curtir

  11. JOÃO MAcCLANE

    Como dizia o “Nézinho do Jégue”:
    MORRA,LULA LADRÃO!!!

    Curtir

  12. esse nove dedos está envolvidos em todo tipo de falcatruas;

    Curtir

  13. Almir Delmondes

    Perseguem ao LULA e ao PT.

    Curtir

  14. Franklin de Paula

    Se tivesse 10 dedos o estrago seria ainda maior.

    Curtir

  15. Alberto Figueiredo

    Esse sujeito precisa ser preso, já tem suficientes provas para tal ação, ou ele seria Deus???
    Um tremendo canalha ladrão.
    Todo o País está revoltado com esse cidadão e aguardando sua prisão.

    Curtir

  16. Armando Rocha

    Familia de empreendedores. De vidraceiro a milionario. Ele é o cara!!!

    Curtir

  17. Fábio Luís Inaimo

    E o camarada tem a coragem de sair com a seguinte frase; “perseguem a Lula e ao PT”!? Mas não é dever da policia investigar e perseguir Ladrões! Não é dever do ministério público investigar e perseguir organizações criminosas como o PT , o MST, o MTST entre outros!? Acho(e não sou só eu) que é!!

    Curtir

  18. cadeia pra esses vagabudos

    Curtir

  19. André Romeiro

    A morada deste caboclo será na Papuda!

    Curtir

  20. Maschette Sapâo Anderson

    Temos que prender esse ladrão,senão outros farão as mesmas coisas sabendo da impunidade…..

    Curtir

  21. Maschette Sapâo Anderson

    O problema é o que precisa mais para colocar esse ladrão na cadeia ….tudo que não presta tem uma mão dele … ninguém aguenta mais esse mentiroso falando…

    Curtir

  22. Nelson Marchetto

    Tal tio! Tal sobrinho, o molusco realmente o treinou à sua forma, fama e semelhança!!!

    Curtir