Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jornada Mundial da Juventude abre inscrições nesta terça

Católicos do mundo todo podem se cadastrar para ter hospedagem, alimentação e transporte no Rio em julho de 2013, para o evento com presença do papa

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil entrará em uma nova fase a partir desta terça-feira, quando são abertas as inscrições para os interessados em participar do encontro, marcado para julho de 2013. A Igreja recomenda que o cadastro seja feito por grupos de 50 pessoas – e não individualizado. Cada uma dessas turmas poderá escolher o pacote a ser comprado para participar do evento. Há variações no tipo de hospedagem e na possibilidade de adquirir alimentação e transporte. As turmas serão alocadas de acordo com o idioma, uma forma de facilitar a logística da JMJ, que espera receber mais de 2 milhões de jovens de diversos países do mundo.

Clique para se inscrever

Os inscritos poderão ficar em casas de família, escolas ou igrejas. Um número significativo de instituições de ensino católicas abrirão suas portas, como a PUC-Rio. De acordo com a norma do Vaticano, as inscrições de jovens de países pobres, especialmente do continente africano, devem ser viabilizadas pelo estado-sede do evento. Essas pessoas pagarão menos pelo pacote dos serviços e também no kit recebido quando desembarcarem no Rio (que inclui mochila e cartões para alimentação e transporte público).

Logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 é formada por elementos religiosos, além de referências ao Rio de Janeiro e o Brasil

Logomarca da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013 é formada por elementos religiosos, além de referências ao Rio de Janeiro e o Brasil (VEJA)

“É um evento de repercussão mundial. Ainda não sabemos qual será a adesão neste primeiro dia”, diz padre Omar, coordenador de Logística da JMJ, que acredita no aumento de inscrições quando tiver início a campanha de divulgação mundial. Omar, que também é pároco do Santuário do Cristo Redentor, irá à França na próxima quarta-feira levar uma réplica de 3,8 metros do Cristo – o original mede 38 metros. Outras estátuas da mesma altura estão sendo entregues a vários países em comemoração aos 80 anos do monumento, que é agora uma espécie de embaixador da jornada.

Divulgação – O Cristo brasileiro será mantido na igreja-símbolo de Paris, a Notre Dame. Omar aproveitará a ocasião para divulgar a abertura das inscrições para a JMJ, e deve visitar outras nações para convocar interessados. No Brasil, uma das estratégias para a divulgação é o CD do pároco, com participação do sambista Diogo Nogueira. A cada show, padre Omar pretende lembrar o megaevento, que já tem 40.000 voluntários inscritos.

LEIA TAMBÉM:

Ocupe o Rio de Janeiro: encontro de jovens católicos será o maior evento da história da cidade

Começa a contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude 2013

O roteiro do papa no Rio em 2013

Rio começa a planejar visita do Papa Bento XVI e a Jornada Mundial da Juventude

Segurança é uma das preocupações de Roma com a JMJ no Rio

Radar: O primeiro patrocínio

banner JMJ Rio 2013

banner JMJ Rio 2013 (VEJA)