Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inmet: São Paulo e Rio de Janeiro terão réveillon chuvoso

Em Florianópolis, Salvador e Recife há possibilidade de precipitações isoladas, mas calor deve predominar

O réveillon será chuvoso no Rio de Janeiro e em São Paulo, diz o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Quem estiver em Salvador (BA), Recife (PE) e Florianópolis (SC) deverá ter melhor sorte. Enquanto o Ano Novo na Região Sudeste será castigado pelas famosas “chuvas de verão”, as cidades litorâneas do Nordeste e do Sul terão calor na virada, com possibilidade de garoa.

O intenso calor da semana anterior ao Natal e a umidade proveniente da Amazônia são os responsáveis pelas precipitações dos próximos dias, explicam meteorologistas do Inmet. “Como em todos os anos, nessa época, por conta do calor, há muita instabilidade, o que provoca muita chuva nas regiões central e sudeste do país”, diz Helena Balbino, do Inmet de São Paulo.

São Paulo – “Realmente vai ter chuva na virada”, afirma Balbino. “Não vai ser uma chuva muito forte, mas vai ser bem volumosa.” O clima deve ficar nublado do sábado à segunda-feira com pancadas de chuva ocasionais. Apenas na terça-feira, dia 2, a temperatura deve subir. Nos litorais norte e sul as precipitações vão ser mais espaçadas e mais intensas na baixada santista. Em São Paulo, no sábado, mínima de 17 graus Celsius e máxima de 23. No domingo, mínima de 16 e máxima de 22 graus.

Rio de Janeiro – Por influência da mesma instabilidade atmosférica, a capital fluminense tem previsão de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas no réveillon. No domingo, dia 1º, podem acontecer tempestades. A chuva também é esperada no litoral, porém mais fraca, durante a passagem para 2012. No Rio de Janeiro, no sábado, mínima de 18 graus Celsius e máxima de 28. No domingo, mínima de 18 e máxima de 25 graus.

Bahia – Em Salvador, há possibilidade de chuva nos próximos dias, porém a virada do ano será de muito calor. Para o litoral sul e o interior do estado são esperadas precipitações mais intensas. Na capital, no sábado, mínima de 24 graus Celsius e máxima de 31. No domingo, mínima de 23 e máxima de 30 graus.

Pernambuco – Na capital, assim como na zona da mata e em todo o litoral, há possibilidade de chuvas isoladas no fim de semana, mas deve fazer calor e sol. Em Recife, no sábado, mínima de 24 graus Celsius e máxima de 31. No domingo, mínima de 23 e máxima de 31 graus.

Santa Catarina – Não há previsão de chuva na virada, diz o Inmet. As precipitações devem se concentrar no interior do estado. O litoral, inclusive a capital, deve ter tempo nublado com garoas isoladas. Em Florianópolis, no sábado, mínima de 18 graus Celsius e máxima de 24. No domingo, mínima de 19 e máxima de 25 graus.