Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ibope: Armando Monteiro lidera disputa pelo governo de PE

De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta, o candidato pelo PTB tem 43% das intenções de voto, seguido por Paulo Câmara (PSB), com 11% dos votos

O candidato pelo PTB ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro, lidera a disputa com 43% das intenções, como mostra pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira. Em segundo lugar aparece o candidato do PSB, Paulo Câmara, com 11%, afilhado político do ex-governador Eduardo Campos. O resultado divulgado nesta quinta-feira mostra que Monteiro, que é apoiado no Estado pelo PT, não oscilou em relação ao último levantamento. Câmara teve leve alta, passando de 8% do início de junho para os atuais 11%.

Além de Monteiro e Câmara, o Ibope mostrou que o candidato Zé Gomes (PSOL) aparece com 2% das intenções de voto, enquanto Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), estão empatados com 1% cada. Os votos brancos e nulos somam 19%, e os indecisos, 22%. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Rejeição – A pesquisa do Ibope mostrou ainda que o senador Armando Monteiro é o candidato com menor rejeição entre os eleitores, com 14% dos que responderam dizendo que não votariam no petebista. Paulo Câmara tem 19% de rejeição. A disputa pelo Palácio do Campo das Princesas é vista como essencial para Campos, que deixou o cargo de governador com 58% de aprovação do eleitorado, e hoje é candidato à Presidência da República. Em Pernambuco, terra natal de Campos, o PSB formou um ‘chapão’ com 21 partidos. Contudo, estreante na disputa eleitoral, o ex-secretário de Campos, ainda é desconhecido pela maioria do eleitorado e não viu sua candidatura decolar.

Leia também:

Campos aposta em ‘chapão’ com 21 partidos para consolidar votos em sua terra natal

Campos quadruplicou gastos com jatinho no último mês de governo

Deputado relata oferta de dinheiro em troca de apoio ao candidato de Campos em PE

Senado – Na disputa ao Senado por Pernambuco, o candidato petista também sai na frente: João Paulo Lima, ex-prefeito do Recife, tem 37% das intenções de voto, seguido pelo adversário pessebista, Fernando Bezerra Coelho, com 16%.

João Lyra – Enquanto Campos disfrutava de elevado grau de aprovação dos pernambucanos, seu vice, João Lyra Neto, que assumiu o poder em abril, tem sua administração avaliada, pela maioria, como regular. O levantamento feito pelo Ibope mostra que apenas 3% dos eleitores consideram o governo ótimo; 19% bom; 40% regular; 7% ruim e 9% péssimo. Além disso, 22% dos consultados não souberam responder.