Expedição VEJA chega à terra dos caminhoneiros da soja

Rondonópolis (MT) é um dos principais centros de processamento de grãos do país. Ao todo, 7,5% da população da cidade dirigem veículos de carga

A Expedição VEJA chegou a Rondonópolis (MT) por volta das 20h no horário local, 21h no horário de Brasília. O grande número de caminhões estacionados nos pontos de parada ao redor da cidade indicam o quanto o município, a 100 quilômetros da divisa com o Mato Grosso do Sul, é relevante como ponto de passagem da produção de grãos do Estado. Rondonópolis abriga uma grande unidade esmagadora, que produz o farelo de soja para exportação.

O município de 200.000 habitantes tem 80.000 hectares de área plantada, o que não é um número significativo em comparação com as cidades da região meio-norte do Estado, que abrange Sorriso e Lucas do Rio Verde. Aqui, a força econômica vem principalmente do processamento daquilo que é colhido na região. A matéria-prima chega a Rondonópolis sobretudo por via rodoviária. Ao todo, 7,5% dos trabalhadores locais são caminhoneiros. A cidade tem uma infinidade de lojas de peças e acessórios para veículos de carga.

Mato Grosso é responsável por cerca de 25% da safra brasileira de grãos. A soja e o farelo de soja somam mais da metade das exportações do Estado.

Nossa equipe deixará Rondonópolis na manhã desta quinta-feira. A próxima parada da Expedição VEJA vai ser Sorriso (MT), capital mundial do agronegócio. Vamos mostrar como, além da produção significativa de soja, a cidade vem passando por um processo de diversificação econômica, com o aumento da produção de feijão, de algodão e da piscicultura.

Infográfico: A Expedição VEJA, quilômetro a quilômetro

Tem algo a dizer sobre Sorriso? Converse conosco pelas redes sociais utilizando a hashtag #expedicaoveja.

O roteiro da expedição
Datas* Cidades
6/5 Jundiaí/SP
8/5 Joinville/SC
10/5 Não-me-toque/RS
13/5 Três Lagoas/MS
16/5 Sorriso/MT
20/5 Luis Eduardo Magalhães/BA
24/5 São Gonçalo do Amarante/CE
27/5 Petrolina/PE
31/5 Sete Lagoas/MG
2/6 Porto Real/RJ
4/6 São José dos Campos/SP