Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Carnaval 2012: São Clemente canta os espetáculos músicais

Por Roberta Pennafort

Rio – A Sapucaí ouve violinos com a São Clemente. O enredo é sobre os musicais e a escola fala de espetáculos de sucesso no Brasil e no mundo, como “Hair”, “A Noviça Rebelde” e “O Fantasma da Ópera”. E também “Um Violinista no Telhado”, daí o instrumento estranho no ninho da bateria. “O violino anuncia, vem viajar na magia”, diz o samba da escola, e o som de suas cordas é ouvido nitidamente Na paradinha, ganha destaque.

A escola faz um desfile superior ao que apresentou nos últimos anos, quando sofreu com a síndrome do “tudo que sobe desce”: há pelo menos uma década todas as agremiações que ascendem do grupo de acesso A são rebaixadas no ano seguinte, uma vez que os juradores consideram que elas não estão no mesmo nível das grandes. Com a São Clemente, tem sido mais ou menos assim há 20 anos.

O carro abre-alas, que remontou a antigos carnavais, surpreendeu pela beleza e capricho. Todo dourado, veio ladeado por enormes bolas brancas e pretas (a escola é preta e amarela), que ampliaram a altura da alegoria. Este ano, com as novas arquibancadas no lado par, as escolas vieram com a preocupação de tornar o espetáculo ainda mais grandioso.