Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Apas sugere desconto para saco de lixo reciclado

Por André Magnabosco

São Paulo – O presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, revelou na sexta-feira que a entidade vai sugerir aos associados que adotem políticas diferenciadas de preços para sacos de lixo reciclados. A medida complementaria a estratégia dos supermercados de tentar reduzir o consumo de sacolas plásticas, antes distribuídas pelo varejo e muitas vezes utilizadas para alocação de lixo doméstico. Com a prática, os varejistas também pretendem estimular a produção de sacos reciclados, em detrimento de itens chamados de virgens, fabricados a partir de fontes novas.

“Vamos reduzir nossas margens, pois queremos incentivar os programas de coleta seletiva”, afirmou Galassi, sem revelar de quanto seria a redução dos preços. Na prática, a medida tornaria o produto reciclado mais competitivo do que o saco novo. “Faremos nossa parte, e queremos que a indústria também faça a parte dela”, complementou o executivo, em recado direto aos fornecedores.

A adoção de preços promocionais aos sacos de lixo reciclados deve contribuir ainda para a queda do preço ao consumidor. Segundo números apresentados pela Apas nesta sexta-feira, os preços dos sacos de lixo em geral caíram 6,39% entre janeiro e maio deste ano. “E queremos reduzir muito mais”, afirmou.

Além de pressionar a indústria, os varejistas também estão engajados na tentativa de conseguir reduzir a tributação sobre o saco de lixo reciclável. Desde abril passado, a Apas tem defendido a redução da alíquota de ICMS que incide sobre o produto, atualmente em 18%.