O reencontro do elenco de ‘Terra de Gigantes’

Um dos clássicos de Irwin Allen para a TV, a série Terra de Gigantes ainda é uma produção cultuada por fãs em vários países do mundo. Muito antes do computador e dos efeitos em CGC, a série impressionou o público com seus efeitos especiais. A série já foi lançada em DVD nos EUA e na […]

(E-D) Gary Conway, Deanna Lund, Don Matheson, Kurt Kazner, Heather Young, Don Marshal e Stefan Arngrim

Um dos clássicos de Irwin Allen para a TV, a série Terra de Gigantes ainda é uma produção cultuada por fãs em vários países do mundo. Muito antes do computador e dos efeitos em CGC, a série impressionou o público com seus efeitos especiais.

A série já foi lançada em DVD nos EUA e na Inglaterra, mas o Brasil continua sem previsão de quando disponibilizará Terra de Gigantes para o mercado nacional.

A última informação divulgada pela Fox era a de que a empresa ainda não tinha autorização da matriz para lançar as demais séries de Irwin Allen no Brasil. Com isso, os brasileiros têm apenas Perdidos no Espaço em sua coleção de DVD.

Produzida entre 1968 e 1970, Terra de Gigantes era situada no futuro, mais precisamente no ano de 1983. Durante uma viagem a Londres, a nave Spindrif passa por uma tempestade eletromagnética.

Após pousar a nave em uma clareira, os pilotos Steve Burton (Gary Conway) e Dan Erickson (Don Marshall), a aeromoça Betty Hamilton (Heather Young) e os passageiros Mark Wilson (Don Matheson), um empresário do ramo da eletrônica, Valerie Scott (Deanna Lund), uma milionária, Alexander Fitzhugh (Kurt Kaznar), um militar reformado que acabara de roubar uma grande soma em dinheiro, e Barry Lockridge (Stefan Arngrin), um órfão que viaja com seu cãozinho Chipper, descobrem que estão presos em um mundo habitado por gigantes.

Sem condições de voltar para seu próprio mundo, eles tentam sobreviver mantendo-se à parte desta sociedade, que lembra a do comunismo. Tecnicamente mais avançados, os pequeninos se tornam uma ameaça para os gigantes. Assim, eles são considerados foragidos, sendo perseguidos pelo Inspetor Kobick (Kevin Hagen), da S.I.D., que está determinado a capturar os pequeninos.

Enquanto isso, o grupo da Terra busca uma forma de consertar sua nave para poder voltar para casa. Nesse meio tempo, encontram alguns gigantes (amigos e inimigos), bem como diversos animais que, por mais insignificantes, representam perigo de morte. Ao longo do caminho, o grupo também encontrou outros pequeninos, que caíram naquele lugar antes deles.

Por 51 episódios produzidos, os atores precisaram escalar objetos gigantes e lidar com os diversos cenários criados especialmente para a série, que forjavam o mundo dos gigantes. Em 1970, a série foi cancelada, em função dos altos custos de produção.

Terra de Gigantes também serviu para marcar o encontro entre Deanna e Don Matheson, que após a produção da série se casaram. Eles tiveram uma filha, Michelle Matheson, que também é atriz. Mas a união terminou em divórcio.

(E-D) Stefan, Don Marshall, Deanna, Gary, Heather e Don Matheson em 2011

Após o cancelamento, cada ator seguiu seu rumo. Alguns continuaram a fazer participações especiais em episódios de séries, mas com o tempo acabaram se afastando da TV. A maioria se afastou na década de 1990. O único que ainda faz participações é Stefan, que vive no Canadá. Seus trabalhos mais recentes são episódios do remake de V, Supernatural, Fringe e The Killing.

Kazner faleceu em 1979, após uma longa carreira no teatro e diversas participações em episódios de séries de TV; e Hagen morreu em 2005, tendo atuado também em Os Pioneiros, na qual interpretou o Dr. Baker, médico de Walnut Grove. Os dois morreram vítimas de câncer.

Atualmente, Conway é proprietário do Carmody McKnight Winery, vinhedo localizado em Paso Robles, Califórnia. Nascida Patricia Kay Paterson, Heather Young abandonou o nome artístico pelo qual é conhecida e passou a utilizar o nome de Patricia York. Ela se afastou da TV para cuidar dos filhos. Nos últimos anos, investiu em uma carreira de cantora, chegando a gravar um CD com músicas country, e atua em teatro regional. Deanna passou a dar aulas de interpretação e escreve matérias para algumas publicações.

Mas, nos últimos anos, os fãs que frequentam convenções de séries têm tido a oportunidade de encontrar todo o elenco de Terra de Gigantes reunido, algo que não ocorria desde a produção de The Fantasy World of Irwin Allen, documentário de 1995 para o qual faltou apenas a participação de Heather.

As fotos que mostram o reencontro dos atores foram divulgadas por Stefan Arngrin e Deanna Lund. Cliquem nas duas primeiras fotos para ampliar. 
Fernanda Furquim: @Fer_Furquim

(E-D) Heather, Don Matheson, Deanna, Gary, Don Marshall e Stefan em 2010

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Gabriela Nemer Ribeiro

    Foi e é a melhor série de TV que já assisti em minha vida. Assistia quando criança e adolescente. Momentos maravilhosos, incríveis. Tudo muito bem feito em termos de imagem (aliás, perfeição pura). Os roteiros não eram bons, mas as imagens e som eram inacreditáveis. A 2ª melhor série (porque tem profundidade de raciocínio, com Terra de Gigantes) que já vi em minha vida é a Buffy, the Vampire Slayer (principalmente da 5ª até a 7ª temporada). Terra de Gigantes é o máximo porque me lembra uma paz que tinha naquela época e me fazia pensar a relatividade dos seres… Hoje já há disponível as 2 temporadas (infelizmente só há duas temporadas) em DVD dublado e em inglês (tenho ambos, pois as vozes em português são sensacionais). Enfim, vale muito, muito a pena comprar Terra de Gigantes em DVD. Excelente.

    Curtir

  2. Comentado por:

    Gabriela N. Ribeiro

    Houve somente 2 (duas) temporadas. A 1ª Temporada tem 2 volumes (vol. 1 e vol. 2). A 2ª Temporada tem também 2 volumes (vol. 1 e vol. 2). E é somente isto acima. Os DVD’s de Terra de Gigantes estão disponíveis na Americanas, Submarino, Livraria Cultura… e também no Mercado Livre (alguns poucos são os Originais já lançados no Brasil, por isto o preço é mais caro – mas você irá escapar de problemas de áudio). Por enquanto está difícil encontrar o Original da 1ª temporada, volume 1 (original). Parabéns e muito obrigada, jornalista Fernanda Furquim, pelo interesse em relação a esta sensacional Série de TV que é a “Terra de Gigantes”. Nos faz pensar e nos colocamos muitas vezes nas dificuldades em sermos como eles, pequenos, diante de um Mundo de Gigantes (nosso sistema Solar, o Universo etc.). E se houver, claro, seres bípedes parecidos conosco e presos em nosso planeta? E um dia formos a algum planeta e vivenciarmos os problemas que eles enfrentam? Assiste-se, em Terra de Gigantes, um algo a mais, pois há maturidade em seus enredos, diferentemente de outros da mesma época e de outros mais modernos (exceção à Buffy, que já falei a respeito). Enfim, espero que encontrem nesta série de TV o que sempre encontrei: perguntas, respostas, visões, pensamentos, raciocínio, histórias e bons sonhos.

    Curtir

  3. Comentado por:

    Gabriela Nemer Ribeiro

    Recomendo a compra dos DVD’s na Livraria Cultura. Infelizmente não há o Vol. 1 da 1ª Temporada. Mas há os outros. Quanto ao volume 1 da 1ª temporada, tentem o Box com 4 embalagens com 1 DVD dentro de cada uma delas no http://www.comix.com.br ou no mercado livre (na capa do box há a foto do Gary Conway, que mesmo com quase 90 anos está mais para 65 anos, no máximo). Dos homens, o Gary é o que ficou mais bonito o mais tempo possível. Das mulheres, a Deanna Lund continua muito bonita e bem parecida como era naquela época (1968 até 1970). São 51 episódios, no total. E cada um custaria, hoje, quase 2 milhões de dólares, porque os efeitos especiais são especialmente REAIS, mesmo. Foi a série de TV mais cara da história. E Kurt Kasznar já era um ator consagrado e mundial na época em que participou dos 51 episódios. Não comprem as caixas de DVD que tenham 4 DVD’s em cada envólucro porque é muitíssimo difícil tirá-los e colocá-los de volta nas embalagens (risco de danificar as imagens e o som). Parabéns, mais uma vez, por este canal do Terra de Gigantes, jornalista Fernanda Furquim. Muito obrigada, Fernanda. É meu último comentário, pois queria ajudar as pessoas a comprar os DVD’s corretos.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Jane de Floripa

    Fernanda…vcs tem revista com os atores de TERRA DE GIGANTES? Sobre o filme tbm?👍
    Consegui comprar os DVDs das duas temporadas com os 51 episódios,mas,não é original,mesmo assim valeu apena,eu amo esta série e os atores Gary Conway e Stefan Arngrim são meus amigos no Facebook. 👍❤

    Curtir

  5. Comentado por:

    Arivaldo Filho

    Tenho todos os episódios de terra de gigantes e túnel do tempo.

    Curtir