Um Luis Inácio agora na AGU. Toffoli toma posse

Na Folha: O novo advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, 44, toma posse hoje em substituição a José Antonio Dias Toffoli, que assume, também hoje, vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Ligado ao PT e com longa carreira no governo federal, Adams se tornou um dos auxiliares mais próximos do ministro Guido Mantega […]

Na Folha:
O novo advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, 44, toma posse hoje em substituição a José Antonio Dias Toffoli, que assume, também hoje, vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Ligado ao PT e com longa carreira no governo federal, Adams se tornou um dos auxiliares mais próximos do ministro Guido Mantega (Fazenda), com quem trabalhou desde o segundo ano do governo Lula.
Além do apoio de Mantega, ele foi indicado pelo próprio Toffoli e pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento).
Adams tem perfil mais técnico que o de seu antecessor e é considerado habilidoso nas conversas de bastidores para defesa do governo, principalmente no STF.
O ex-procurador da Fazenda foi peça-chave na negociação da União com o setor privado para o pagamento das dívidas relativas ao desconto indevido do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de exportadores. Nessas conversas criou a imagem de um burocrata que está disposto a ouvir as demandas do setor privado.
A sucessora de Adams na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional deve ser Adriana Queiroz de Carvalho, que já atuava como substituta eventual do procurador. A indicação ainda não foi confirmada, mas o nome de Adriana foi levado a Mantega por Adams.
Adams é formado em direito e é procurador da Fazenda Nacional desde 1993. Em 2006, ele assumiu a chefia da Procuradoria-Geral da Fazenda. Será o primeiro advogado-geral da União que veio de uma das carreiras da instituição.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    Teo

    Grande Reinaldo,
    Ô homônimo hein?!E pior ainda, é petista e defensor da causa!
    Fiquei sabendo que o nome INÁCIO, etimológicamente vem de
    INÊS, ou seja, ignição, por extensão, botar fogo!!

    Curtir

  2. Comentado por:

    rocket

    Tá dominado, tá tudo dominado!

    Curtir

  3. Comentado por:

    Rafael-Z.

    44 anos?
    Será que chega a Ministro do STF antes dos 50?

    Curtir

  4. Comentado por:

    Márcio

    O pessoal por aqui criticou a nomeação de Dias Toffoli para o STF. Disseram que era petista, lulista, etc, etc. Quando houve a sabatina no Senado, o líder tucano Arthur Virgílio (PSDB-AM) despejou uma infinidade de elogios à Toffoli. Se liga pessoal !

    Curtir

  5. Comentado por:

    Carlo Germani

    Caro Reinaldo,
    SERÁ UM SINAL ?
    Menos de 20 minutos antes do horário marcado para a posse, a explosão da fiação de um gerador assustou parte das pessoas que foram à Corte para acompanhar a solenidade.
    A explosão provocou a queda de energia elétrica das instalações do Supremo por alguns instantes.
    (Fonte: g1.globo.com)

    Curtir