Política externa asquerosa – Brasil investe na guerra civil em Honduras

Lula está em Nova York e vai falar na Assembléia Geral da ONU. Em seu discurso, vai cobrar o fim do embargo americano a Cuba, uma ditadura odienta, sem pedir qualquer contrapartida aos irmãos Castro. O princípio geral em que se sustenta a tese brasileira é o da autodeterminação dos povos. Pois bem: o país […]

Lula está em Nova York e vai falar na Assembléia Geral da ONU. Em seu discurso, vai cobrar o fim do embargo americano a Cuba, uma ditadura odienta, sem pedir qualquer contrapartida aos irmãos Castro. O princípio geral em que se sustenta a tese brasileira é o da autodeterminação dos povos. Pois bem: o país acaba de dar um passo que Celso Amorim certamente classificará de “corajoso”, “ousado” e adjetivos afins: Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras, está abrigado na embaixada do Brasil em Tegucigalpa.

Isso quer dizer que Brasília decidiu entrar para valer na história. O Brasil mergulha de cabeça na política interna de outro país sem ouvir nem mesmo seus parceiros em entidades multilaterais – ONU, OEA ou aquela patética Unasul. Chávez e Daniel Ortega certamente sabiam de tudo e deram o suporte material para o bandoleiro golpista cruzar a fronteira da Nicarágua com Honduras. O Brasil se torna protagonista do conflito. Desta vez, Lula e Amorim foram longe demais.

Uma embaixada receber um político refugiado em decorrência de disputas políticas é coisa bem diferente de patrocinar o seu retorno ao país, quando a conseqüência dessa volta pode ser a guerra civil. Ao chamado “governo de fato” de Honduras, Amorim e Lula querem impor a “volta de fato” de Zelaya. Só que há aí uma pequena diferença: o ex-presidente foi deposto por hondurenhos, mas quem quer reinstalá-lo à força no poder é o governo do Brasil -em consonância com os bolivarianos, é claro.

Notem que o fato coincide com a presença de Lula e Amorim em Nova York. É um momento de “protagonismo” do Brasil. O nosso protagonismo consiste em insuflar a guerra civil num país, tomando uma decisão de notável irresponsabilidade. Tanto pior se descobrirmos que se tratou de uma ação concertada seja lá com quem for, incluindo-se aí o governo americano. Nesse caso, o Brasil teria se oferecido para fazer o serviço sujo. Pesem bem: qual seria o passo seguinte? Uma intervenção armada?

Trata-se de mais um passo da asquerosa política externa brasileira, levada a efeito por Celso Amorim. Não é por acaso que seus subordinados, no Itamaaty, só se referem a ele, reservadamente, como “Megalonanico”.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Comentado por:

    LC

    LC. Rei,
    O acordo deve estar costurado. Dessa vez a encenacao pode colar.

    Curtir

  2. Comentado por:

    anônimo

    O Brasil do Apedeuta, Top Top e Chaveirinho podem estar insuflando uma guerra civil em país estrangeiro. Não é pouca coisa. Não seria o caso de Honduras romper relações diplomáticas com Banânia?

    Curtir

  3. Comentado por:

    Antonio

    Mas que governo nojento….nunca para de surprender. Sempre se superando!!! Da licença, tenho que ir correndo vomitar.

    Curtir

  4. Comentado por:

    Marcos F

    Que vergonha!
    Jamais em minha vida e a dos meus pais e avós, pensei em ver o Brasil participar ativamente e anticonstitucionalmente da promoção de uma guerra civil num país amigo ou inimigo.
    Este ato, suja o nome do Brasil internacionalmente … principalmente suja a História do Itamaraty.
    Com isso, Lula ganhou mais espaço na imprensa (tirando da oposição). Não interessa como. Eleição é pelo bem ou pelo mal.
    Por enquanto posso dizer “- Ainda bem que ele sai em 2010!” … mas começo a ter minhas dúvidas. Com o PT e Lula, amanhã pode ser bem pior.

    Curtir

  5. Comentado por:

    Lima

    Que vergonha, Reinaldo!! Que vergonha!! Se alguém perguntar se sou brasileira, nego até sob tortura.
    A que ponto chegamos!! Que isso sirva para aqueles que ainda não acreditam nos planos do Foro de São Paulo. Que entendam de uma vez por todas que, se nada fizermos, logo nosso país estará sob o regime mais asqueroso da face da terra.
    Meu bom Deus! Tenha misericórdia de nós!!!

    Curtir

  6. Comentado por:

    Chico Atibaia

    Alem de desrespeitar a constituição brasileira, a dupla lulla/megalonanico, viola a auto determinação de Honduras.Zelaia vai ficar preso na embaixada do Brasil. Se tentar sair vai em cana. O que o Brasil ganhara com isso? Nada,absolutamente nada! Quanta burrice…

    Curtir

  7. Comentado por:

    Sandra

    O megalonanico já ganhou alguma para o Brasil?
    Cadê o Itself ou qualquer um que saiba fazer isso?

    Curtir

  8. Comentado por:

    LL

    A busca dessa porcaria dessa cadeira permanente na ONU levou a “diplomacia” brasileira a esse ponto? Espero que essa vaga seja negada. E pensar que um dia o Itamaraty era motivo de orgunho para os brasileiros. Eu tenho absoluta repugnância por essa política externa brasileira.

    Curtir

  9. Comentado por:

    Johnny

    Pior do que Celso Amorim ontem, só o megalonanico hoje. Que será superado por Celso Amorim amanhã, e assim por diante, numa espiral que só pode nos trazer descrédito, constrangimento e vergonha. Ele é incansável na arte da patetice.
    Johnny

    Curtir

  10. Comentado por:

    Gatusso

    Ah Brasil, Brasil, Brasil… cómo pudiste cair nas maos dessas bestas narcobolivarianas???. Essa grande nacao ficou manchada com o estiércol desses petralhas que a governam. Vergonha nacional!. Nunca antes este pais teve um presidente tao corrupto e ignorante como o atual.

    Curtir

  11. Comentado por:

    toby

    O banana do Obama não fala nada ou é conivente com Lula e seus criminosos?

    Curtir

  12. Comentado por:

    Anderson Soares

    O senhor Lula e o megalonanico serão responsáveis por qualquer morte que vier a ocorrer como consequência deste ato atabalhoado do governo brasileiro. Lula e Amorim, principalmente este, sempre se superam.

    Curtir

  13. Comentado por:

    Anderson Soares

    Vamos supor que estoure uma guerra civil em Honduras, e que a embaixada Brasileira seja invadida. O nosso exército irá intervir, a pedido da dupla dinâmica Lula-Amorim?. E agora, senhores comandantes das FORÇAS ARMADAS DO BRASIL?

    Curtir

  14. Comentado por:

    Paulo Henrique

    Um absurdo completo! A oposição precisa denunciar a ilegalidade no Congresso.

    Curtir

  15. Comentado por:

    Anderson Soares

    Espero que os poucos bons colunistas internacionais caiam de pau em mais essa atitude cretina do governo de Banânia…..

    Curtir

  16. Comentado por:

    Roni

    Caro Reinaldo!
    A exemplo da Embaixada da Venezuela
    O Governo de Honduras por sua vez, deveria convidar a Embaixada do Brasil a retirar-se do País e consequentemente junto com a mudança, o tal Zelaya, mesmo que dentro de um baú de roupas…hehehe!

    Curtir

  17. Comentado por:

    Vanderlei Simionatto

    Esse energúmeno do Capo Luloni vai passar pra história como o maior idiota que esse gigante adormecido produziu. O tal de Zelaya, o aprendiz de tirano, estava tão confiante no retorno triunfal, carregado nos ombros pelo povo de Honduras, que retornou ao país sorrateiramente e, certamente disfarçado, adentrou na caverna. Alí, acredita estar em segurança. Já foi dito em comentário anterior, que o fato de estarmos com as relações rompidas pode permitir que o governo de Honduras grite um Abra-te, Sésamo e a seguir apanhe o mal sucedido golpista e o coloque atrás das grades. Será que a orientação para o asilo partiu de Toffoli? a pedido de Marco Aurélio Garcia, o terrível portador do tártaro?

    Curtir

  18. Comentado por:

    Vanderlei Simionatto

    Não bastava Battisti e o falso padre Olivério Medina? Agora também Zelaya? Nem a embaixada da Venezuela se prestou a serviço tão repugnante. Nem os outros dois patetas bolivarianos puseram suas embaixadas a disposição de Zelaya. Tinha que ser o Brasil. Cambada de filhos-da-mãe, Vão pra Cuba que os partiu.

    Curtir

  19. Comentado por:

    Patricia

    ABSURDO !!!!!!!!!

    Curtir

  20. Comentado por:

    Marthin

    E o Noblat ainda teve coragem de dizer que o Brasil se alinhou do lado do bem….valha-me Deus….leiam o post de lá e percebam como simplificar, ou como diz o Reinaldo, o nível I de massinha, claro que de modo totalmente equivocado..

    Curtir

  21. Comentado por:

    Anonimo

    Essa é a cara desse des governo: O boxeador cubano não teve asilo em nosso país, foi devolvido ao seu pais, para as garras da ditadura do assassino fidel.
    Zé laya, conta com a ajuda da quadrilha internacional para interferir na soberania de outro país.
    Qual o próximo passo? a invasão de honduras? Te cuida Uribe?
    Para refletir: Nosso exército está desarmado diante da corrida armamentista dos “vizinhos”, ACORDA BRASIL!!!!

    Curtir

  22. Comentado por:

    Silva

    O LULLA E A SUA BOCA. Ele deveria aproveitar que estar próximo de Cuba e deveria dar um pulinho lá. Lá chegando deveria pedir ao seu irmão Castro que faça o seguinte: Solte os Presos Políticos, abras as suas portas para o mundo, faça uma eleição democrática, dê liberdade para aquela população humilhada, acabe com a corrupção e etc. Eu acho que como o Lulla não sabe falar em outra língua a não o CAIPIRA, ele fala uma coisa e o Amorim fala outra e fica a loucara, um Burro e um trapalhão.

    Curtir

  23. Comentado por:

    Silva

    Caro Reinaldo. Veja a MERDA que o Lulla foi meter o Brasil. De agora adiante surgirão várias manifestações em Hunduras (brigas, atentados, prisões e mortes), e quem é o culpado, é claro que são os dois DONOS DO BRASIL: Lulla e o Amorim. Por que o Congresso Nacional não convoca os dois e pede explicações, pois ambos estão indo longe demais. E como ficam as vidas daquelas pessoas. É muita irresponsabilidade de um Presidente de País jogar combustível na fogeueira do outro. As pessoas não estão vendo, mas já estamos em uma DITADURA, observem as merdas que o Lulla faz, não consulta ninguem, é só colocar o Amorim debaixo do braço e sentam o cacete. Brasileiros cuidados com a DUPLA!

    Curtir

  24. Comentado por:

    Homemem do Porrete

    anãozinho barbudo asqueroso!

    Curtir

  25. Comentado por:

    Lugger

    Ainda há homens e juízes em Brasília?

    Curtir

  26. Comentado por:

    Verde

    Essa indromição do governo Lula em Honduras vai trazer uma colossal ANTIPATIA ao Brasil no mundo.
    Olha! Aqueles no estrangeiro que tiverem raiva do Brasil vão se lembrar de tudo que num presta no nosso país , da vioLência á corrupção, da imoralidade do carnaval á as brasileiras que são prostitudas na Europa,EUA.
    O governo ao envês de investir contra nossas mazelas vai procurar enraivecer estrangeiros.

    Curtir

  27. Comentado por:

    Aureliano

    O atual governo de Honduras deveria exigir a retirada imediatamente da embaixada basileira de seu territorio,é um desrespeito por parte do governo brasileiro armar esta cilada em cima de um governo constitucionalista de honduras pois o sr.zelaya nada mais é que um desrespeitador da constituição de seu pais.Fui e sou a favor do regime que esta instalado naquele pais,as forças armadas de honduras estão cumprindo a sua constituição.Aqui no brasil o Lula e a petezada querem fazer o mesmo comerem a nossa constituição ja que uma parte eles ja detonaram.Lula,Chaves,Morales são a triplice aliança do mal para a região.

    Curtir

  28. Comentado por:

    Claudia S.

    Hola, espero me entiendan ya que yo entiendo un poco el portugues.
    Soy de Honduras y solo queria agradecer el apoyo que demuestran aqui los brasileños. Solo sepan, los hondureños no nos dejaremos vencer.

    Curtir

  29. Comentado por:

    escumalha

    Rolando o quebra-pau, fica bonito para nossa cara…
    Bom, nem quero saber, não votei nessa cambada. Não tenho parte nisto.

    Curtir

  30. Comentado por:

    EFUPEO DENESHU

    O desgoverno brasileiro foi longe demais !!!
    Quem vai acreditar que o Zelaya se materializou misteriosamente na frente da embaixada e pediu asilo ????
    Depois da Dilmentirosa, do lulla nãovinada/nãoseidenada, agora o Amorintiroso !!!
    Uma dúvida que tenho: Um automóvel diplomático (ou um caminhão/caminhonete com mala diplomática) é revistado na fronteira ? em qualquer fronteira ???

    Curtir

  31. Comentado por:

    Leopoldo Dogher

    O que o Lula está fazendo em Honduras me dá vergonha de ser brasileiro. Ele já está conseguindo dividir o Brasil – os que são companheiros e os que não são – e agora quer explodir o continente.

    Curtir

  32. Comentado por:

    Kirk

    Por favor,alguém pare estes psicopatas bananeiros!!!
    Essa corja já nos envergonhou mundialmente,agora vamos ser acusados de cúmplices por crimes praticados contra o povo hondurenho?!
    Alô,Forças Armadas do Brasil…

    Curtir

  33. Comentado por:

    roby

    É muito difícil acreditar que a outrora respeitada diplomacia brasileira se atribua o papel nada edificante de secundar o beiçola de Caracas: foi ele quem divulgou “na mídia” a volta do bufão deposto a Tegucigalpa. E tudo isso com a devida condescendência — senão participação oculta — dos Estados Unidos da América, até recentemente o fiador da democracia ocidental.
    O que falta para garantir de uma vez por todas essa tendência esquerdizante que tem tomado conta da pauta política?
    Não há luz no fim desse túnel, apenas a certeza do retorno a um passado de sombras.

    Curtir

  34. Comentado por:

    Alex Hondurenho

    Sou hondurenho. Não comprendo porque outros paises (USA, Brasil, etc) insistem em forçar meu pais ignorar nossas leis e constituição, para satisfazer criterios externos e izquierdistas. Acho muitos presidentes querem que o criminoso Zelaya voltar para eles achar podem violar a lei tambem e tudo beleza. é um nojo completo.
    Zelaya agora tem que pagar as consecuencias com a justiça Hondurenha, e o Brasil deveria entregar ele ao nosso sistema judicial.
    Desculpem meu Português!

    Curtir

  35. Comentado por:

    FreiRubens

    O pais pode dar abrigo a qualquer chefe de estado eleito democraticamente, a embaixada é território brasileiro e qualquer tentativa de invasão é considerada declaração de guerra. Por isso o zelaya veio pra nossa embaixada, sabe que honduras não tem poder militar para enfretar o brasil, e se honduras estiver a fim desta guerra, acho um ótimo teste pra um pais que quer uma cadeira no conselho de segurança da ONU.

    Curtir

  36. Comentado por:

    Leonardo

    Não entendo como ordinários anti-democráticos como membros deste blog ainda continuam no ar? Pensei que não existissem mais filhotes de uma ditadura que afundou esse país.
    vergonha de vocês “brasiburros”

    Curtir

  37. Comentado por:

    Aluisio

    Zelaya, na minha opnião, ele é o verdadeiro golpista. Só não conseguiu o que prentendia, pq o povo e as instituições de Honduras, tiveram a coragem de agir, e dizer não. O golpe de Zelaya, seria a permanência no poder. Tudo que o presidente Lula
    quer. Permanecer no poder, em beneficio próprio e da sua gangue. Igualzinho a Chaves (q o Lula morre de medo), Morales, Correa e as Farcs. E agora esta coisa escabrosa, q a diplomacia brasileira arruma. Conspirando com Chaves, para gerar uma situação de instabilidade que beira a guerra civil. Lula e Amorim deveriam se calarem e deixar a politica externa com quem entede.

    Curtir

  38. Comentado por:

    Renato

    Nunca antesnestepais um ditado é tão justo à este Lula e sua quadrilha.
    Diga com quem andas e eu te direi quem tu és.
    Vai gostar de andar,defender e dar guarida a assassinos,golpistas e ditadores.
    E o pior de tudo é que o faz em nome do Brasil.

    Curtir

  39. Comentado por:

    Renato

    O Governo Hondurenho devia fazer igual se faz em alguns casos:
    Cortar água,luz e alimentação aí eu queria ver o vagabundo sair com o rabinho entre as pernas direto para o camburão.

    Curtir

  40. Comentado por:

    Veiaco

    Isso tudo segundo as mentes brilhantes Ulstradas do PT, serve para justificar a compra dos Jatos Franceses. Invasão do Território Nacional.

    Curtir

  41. Comentado por:

    Cavaleiro do Templo

    Querem uma explicação? A Dra. ANA BEATRIZ BARSBOSA SILVA nos dá sem deixar nenhuma dúvida. Alguns links:
    http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2009/09/ana-beatriz-barbosa-silva-psicopatas.html
    Neste abaixo tem diversos endereços sobre o trabalho dela, além de entrevistas e muito mais:
    http://cavaleirodotemplo.blogspot.com/2009/09/livro-mentes-perigosas-o-psicopata-mora.html
    Em resumo, nossa sociedade, diz ela em alto e bom tom, é PSICOPATOPLÁSTICA. Disso decorre, dentre outras consequências, que nossos políticos ou sejam PSICOPATAS/SOCIOPATAS ou tenham AÇÕES PSICOPÁTICAS/SOCIOPÁTICAS.
    Para sabermos o que fazer precisamos saber antes o que nos aflige.
    Parabéns Dra. Ana Beatriz.

    Curtir

  42. Comentado por:

    Ricardo

    O presidente Lula não aceita interferência de outras nações na Amazônia ( e nisto ele está certíssimo), entretanto fica interferindo nos problemas internos de Honduras, onde um golpista, que descumpriu a constituição do seu país foi destituido pelo Supremo daquela nação, com o apoio do Congresso e da maioria dos hondurenhos.
    Só podiamos esperar isso de uma pessoa sem princípios e que não sabe se comportar como presidente de uma nação: que fala muita besteira e se contradiz a toda hora, sem a menor vergonha.

    Curtir

  43. Comentado por:

    freibety

    Para quem busca uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU esta atitude é, seguramente, um tiro no ouvido.
    Não temos envergadura diplomática para ter assento no Conselho. Com um Celso Amorim merecemos, no máximo, assento no vaso sanitário de um banheiro de estrada.
    Quero ver, se a situação engrossar em Honduras, se ele tem mesmo culhão ou vai enfiar a viola no saco.

    Curtir

  44. Comentado por:

    iUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!

    no Itamaaty é.

    Curtir

  45. Comentado por:

    iUUUUUU!!!!!!!!!!!!!!!

    PSDB defende bolsa família, DEM vira nacionalista, NInguém quer privatizar a Petrobras, e daqui a pouco não vai ter direita. Lula vai mandar todo mundo centro. É o cara!!!!!!!!!!!!!!!1

    Curtir

  46. Comentado por:

    Everton Talhari

    Vocês me dão nojo, revista asquerosa.
    Esses ” soldadinhos ” do sistema escrevem qualquer porcaria nessa revista manipuladora e vocês os seguem cegamente, sem fazer qualquer julgamento por conta própria….e ainda se julgam tão politizados,…

    Curtir

  47. Comentado por:

    Miki

    Claro, o Brasil é o vilão.
    Agora, esta corja nada patriota que se cale, enquanto o Brasil faz o que tem que fazer.
    Pois que se presidente deposto tivesse que sair do poder, que o fizessem pelo devido processo legal, não com o exercito.
    Se ele quis chamar uma constituição, vocês, ó defensores de tudo que é moral e ético, deveriam se lembrar que o único poder originário constitucional é o povo, mediante seus representantes em uma constituinte.
    Mas ok, Honduras passou por diversas guerras civis, é melhor se retirar e ver um presidente ser deposto por armas.
    Autodeterminação dos povos, meus senhores, é o poder originário constituinte. E ela vem do povo, não do exercito ou tribunais.

    Curtir

  48. Comentado por:

    Luna

    Gosto muito do presidente Lula,antes deste fato acontecer votaria nele novamente.Mas se envolver em problemas de outro pais ai foi de mais.O Brasil não esta conseguindo resolver seus problemas e agora tem que se preocupar com o problema dos outros.Orem para isto não acabar em guerra e o Brasil no meio dela.

    Curtir

  49. Comentado por:

    LORDSNIPER

    COM TANTOS PROBLEMAS AQUI PORQUE SE INTROMETER NOS ALHEIOS DE UMA SOCIEDADE JÁ CASTIGADA A VÁRIAS GUERRAS CIVIS DO PASSADO, COM CERTEZA VÃO GANHAR ALGUM POR FORA, TA NA CARA É SÓ SER UM POUQUINHO INTELIGENTE PARA VER QUE TUDO JÁ HAVIA SIDO ARMADO.

    Curtir

  50. Comentado por:

    Ed Lobo

    O que é que a Embaixada Brasileira deveria fazer então? Não acatar a solicitação de, primeiramente, um presidente eleito democráticamente e deposto na marra por um golpe da oposição, porque queria se manter no poder sim, mas sob os ausícios populares, inda que de modo suspeito ao melhor estililo “Chavequista”? Em segundo lugar, deposto de modo extremamente violento, já que só faltaram matar o representante eleito pelo povo democráticamente (insisto)? Em terceiro lugar, pelo próprio Exército Hondurenho sob as ordens do Legislativo com apoio do Juciciário? Isto é, na melhor das hipóteses, golpe sim, e ao melhor estilo latino americano. E bem anacrônico por sinal, em pleno século XXI!!!

    Curtir