MENDES, PARA NÃO VARIAR, DISSE A COISA CERTA. OU: SOBRE IGUALDADE IDEAL E DESIGUALDADE REAL

(leia primeiro o post abaixo) O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, para NÃO variar, diz a coisa certa. E não faltará quem grite: “Oh, ele se pronuncia fora dos autos”… Quais “autos”? Conversa mole! Mendes é presidente de um dos Poderes da República. Nessa condição, não só pode como deve — sim, é um dever […]

(leia primeiro o post abaixo)
O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, para NÃO variar, diz a coisa certa. E não faltará quem grite: “Oh, ele se pronuncia fora dos autos”…

Quais “autos”? Conversa mole! Mendes é presidente de um dos Poderes da República. Nessa condição, não só pode como deve — sim, é um dever — pronunciar-se sobre questões que são de natureza institucional. O que há de errado ou exótico em defender o cumprimento das leis? Não será, então, o presidente do Supremo o principal procurador da ordem legal vigente no país?

Acontece que, para certos setores, o chefe do Executivo tudo pode — inclusive declarar o seu inconformismo com o fato de que todos temos, ATÉ ELE (e é disso que não gosta), de nos subordinar à ordem legal —, mas o chefe do Judiciário deveria ficar calado, encerrado numa torre de marfim.

Há dias, Marco Aurélio Garcia, o Cérbero de Lula, atacou ferozmente, como sói acontecer, o presidente do Supremo. Lula acabara de dizer num encontro do PC do B aquela pérola  sobre os malefícios de termos de nos subordinar às decisões judiciais, e Mendes observou o óbvio: a lei é para todos!

Um ministro como Mendes irrita os petistas justamente porque lembra este princípio fundador da democracia: “Todos são iguais perante a lei”.

Os petistas só entendem uma República em que se chega a uma igualdade ideal praticando uma desigualdade real. É por isso que trabalham tanto para dividir o país.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s